A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, na quarta-feira (1°), a partir das 9h30, as Sessões Preparatórias de Posse dos Deputados Estaduais e de Eleição da Mesa Diretora da Casa. Num esforço do governador Carlos Brandão (PSB), os parlamentares eleitos e reeleitos formaram em torno da deputada Iracema Vale (PSB) para presidir a Casa no biênio 2023/2024, mas pode haver disputa para alguns cargos, sendo a principal delas para primeiro vice-presidente onde a deputada Ana do Gás (PCdoB) mantém decisão de lançar candidatura avulsa contra Rodrigo Lago (PCdoB), indicado pelo partido.
Faltando 48 horas para a sessão de posse e eleição da Mesa, articuladores encarregados de tentar o consenso em torno da chapa e evitar disputas na base governista estariam enfrentando dificuldade em convencer Ana do Gás seguir a decisão do partido e desistir de bater chapa com o colega de legenda. A parlamentar, porém, estaria firme em manter a decisão de concorrer ao cargo de primeiro vice-presidente. Além de Ana, a deputada Andréa Resende (PSB) também pretende colocar o nome da disputa.
Nos bastidores da eleição são fortes os comentários de que o deputado eleito Carlos Lula (PCdoB) estaria de olho da segunda secretaria prometida para o deputado Roberto Costa (MDB), partido que esteve na base de sustentação da aliança que elegeu Carlos Brandão. O governador, por sua vez, após conseguir formar o consenso em torno de Iracema Vale para presidente, já anunciou que não pretende se envolver na escolha dos demais cargos.
A missão de presidir as sessões que marcarão o início da 20ª Legislatura ficará a cargo do deputado Arnaldo Melo (PP), decano da Casa. Na primeira, ele convidará dois parlamentares para compor a Mesa, conduzindo a leitura do compromisso de posse que será firmado pelos parlamentares.
Em seguida, na Sessão Preparatória de Eleição da Mesa Diretora, Arnaldo Melo também convidará dois deputados para a Mesa. O primeiro secretário fará a leitura das chapas (havendo candidaturas para os cargos da Mesa, como vice-presidente e secretários, a eleição será em separado). Ao fim da escolha, o deputado decano declara os membros eleitos, dá posse e convida os novos presidente e secretários para comporem a Mesa Diretora.
Na sequência, será realizada a escolha da titular da Procuradoria da Mulher da Assembleia. Logo após, os membros da Mesa Diretora participarão de entrevista coletiva.
0 Comentários