A exemplo do aconteceu na eleição para presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), a sucessão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado caminha para um grande consenso em torno da deputada Iracema Vale (PSB). A articulação, que conta com o aval do governador Carlos Brandão (PSB), avançou muito nos últimos dias e, segundo comentam nos bastidores, a ex-prefeita de Urbano Santos fará história, pois será a primeira mulher a comandar o Poder Legislativo no Maranhão.
As adesões dos parlamentares do PP e do Patriota anunciadas pelos presidentes, deputados federais André Fufuca e Marreca Filho, respectivamente, foi apenas mais um indicativo de que o acordão para composição da chapa de consenso deverá ser concretizado, Segundo fontes do blog, as conversações deverão estar concluídas até o final desta semana. A parlamentar já teria garantido o apoio de cerca de trinta parlamentares dos mais diferentes partidos e caminha para substituir Othelino Neto no comando da Casa a partir de fevereiro de 2023, quando os deputados eleitos tomarão posse e elegerão o presidente.
Além da possibilidade de ser a primeira mulher a comandar o legislativo, caso seja confirmada sua eleição, Iracema Vale quebrará um outro tabu: presidir a Casa sendo parlamentar de primeiro mandato. E pelo que se ouve nos corredores da Assembleia, este tabu deverá ser superado também. A parlamentar possui vários requisitos que a colocam na condição de favorita: é filiada ao PSB, partido do governador reeleito Carlos Brandão e do senador eleito e futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Conta ainda a favor o fato de ter sido foi eleita com a maior votação e fazer parte da maior bancada; o PSB elegeu onze deputados.
O atual presidente Othelino Neto (PCdoB), que faz um grande trabalho e pretende permanecer por mais dois anos no comando da Mesa, diante dos últimos movimentos nos bastidores da sucessão e das adesões ao projeto Iracema de parlamentares que inclusive já haviam declarado apoio à sua recondução, ainda não se manifestou sobre a possibilidade de um grande entendimento e seu retorno a São Luís está sendo aguardado com muita expectativa.
Othelino participou nesta quarta-feira de posse do novo presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas e está aproveitando sua estada em Brasília para tomar todas as providências relacionadas à sua esposa Ana Paula Lobato, primeira suplente de senadora, que tomará posse, em fevereiro com a ida do senador eleito Flávio Dino para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Pelo que se observa na movimentação dos parlamentares, tudo caminha para um acordão na composição dos cargos da futura Mesa Diretora, da mesma forma como ocorreu na Famem quando representantes dos mais diferentes partidos e de todas as regiões do Maranhão foram contemplados e o prefeito de São Mateus, Ivo Resende (PSB), foi eleito por unanimidade.
0 Comentários