Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Edivaldo participa da inauguração de centro especializado em atendimento a crianças com microcefalia

pedivaldo com dinoO prefeito Edivaldo participou, nesta segunda-feira (14), da inauguração do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças – batizado com o nome de “Ninar”. O serviço é uma iniciativa do governo do Estado, destinado à assistência de crianças diagnosticadas com microcefalia e outras patologias neurológicas que necessitem de acompanhamento multiprofissional para reabilitação. O Centro funciona no antigo prédio da Maternidade Benedito Leite, em São Luís.

Ao lado do governador Flávio Dino, no ato de inauguração, o prefeito Edivaldo destacou o projeto como uma ação importante e providencial, diante das atuais circunstâncias decorrentes do acometimento de crianças por esse grave problema de saúde, que é a microcefalia.

“Estamos todos imbuídos em fazer a nossa parte, cada um na sua esfera de atuação, para darmos o suporte preventivo necessário e maior resolução aos problemas decorrentes dessa doença”, disse Edivaldo, ressaltando ainda que, em breve, a população contará também com um novo Hospital da Criança, projetado para dobrar o atendimento à saúde infantil na capital e oferecer novos serviços na área. A obra de construção e ampliação do novo Hospital da Criança, na Alemanha, está sendo executada em parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado.

NINAR

O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças será a porta de entrada para a realização de diagnósticos mais precisos das doenças e para o acompanhamento multiprofissional prestado por uma equipe composta por neuropediatras, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, geneticistas, terapeutas ocupacionais, assistência social, entre outras especialidades.

Na inauguração do centro especializado, o governador Flávio Dino destacou a criação do ‘Ninar’ como uma iniciativa inserida entre as muitas ações do governo do Estado desenvolvidas para dar resolutividade prática, em tempo hábil, ao atendimento a crianças com microcefalia e outras doenças neurológicas. “Temos o dever legal de prestar assistência especializada a essas crianças e de proporcionar a atenção necessária para que tenham aqui um espaço onde possam desenvolver suas habilidades e consigam viver com dignidade”, disse o governador.

O ‘Ninar’ possui estrutura física com salas de acolhimento, consultório médicos, espaços para reabilitação em fisioterapia, terapia ocupacional, além de laboratórios para exames e estudos das enfermidades relacionadas ao atendimento prestado pelo Centro. Contará, ainda, com um call center para agendamento de consultas e esclarecimento de dúvidas da população sobre os problemas tratados na unidade, por meio dos telefones (98) 3232-6635 e 3232-6566.

PESQUISA

O secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, informou que o Centro de Neurodesenvolvimento possui outros aspectos importantes que vão além do atendimento às crianças que necessitem de assistência na área. “O espaço também será um centro de pesquisas para produção de informações e conhecimentos na área e para a formação de recursos humanos especializados nos serviços que prestamos na unidade. A ideia é oferecer um atendimento multidisciplinar, para que possamos proporcionar a essas crianças o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas o mais cedo possível”, enfatizou o secretário.

Além de São Luís, o governo do Estado também vai disponibilizar outros pontos de atendimento na área, como no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz e na Maternidade Carmosina Coutinho, em Caxias.

A dona de casa Bianca Muniz, mãe do pequeno Arthur, de quatro meses, que nasceu com microcefalia, enalteceu a iniciativa da criação do centro especializado. O bebê já está recebendo atendimento no Ninar. “Para as famílias que não têm condições de custear o tratamento nos hospitais particulares, esse espaço foi a nossa salvação”, frisou ela.

Participaram também do ato de inauguração do ‘Ninar” os secretários municipais Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), além de secretários de estado, deputados, entre outras autoridades políticas estaduais e municipais.

 

2 Comentários

  1. Marta disse:

    Uma obra de suma importância, considerando a gravidade em que os casos de microcefalia tomaram, estão de parabéns os idealizadores!

  2. Rosa disse:

    Esse Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças foi um projeto bem pensado para São Luís, pois assim não irá deixar desamparadas essas crianças que nasceram com a microcefalia.

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Conversas não avançam e unidade do grupo governista está cada vez mais distante
Com apoio de 17 vereadores Paulo Victor é favorito na eleição para presidência da Câmara
Novo Código Eleitoral será tema de semináro ministrado pelo deputado Rubens Jr.
Carlos Brandão diz que governo está atento ao crescimento dos casos de Covid-19 no Estado
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz