Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Econométrica foi primeiro instituto a apontar vitória de Weverton e Eliziane

O instituto Econométrica, responsável por realizar pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Luís, divulgada nesta quarta-feira (30), tem histórico de antecipar cenários, até então improváveis, em São Luís e no Maranhão.

Em 26 de setembro de 2018, a duas semanas do pleito de então, a Econométrica foi a primeira a apontar a que Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT), ambos da chapa de Flávio Dino, venceriam a disputa pra o Senado Federal, fato que se confirmou nas urnas.

Até então, todas as pesquisas consolidavam que a disputa estava vencida pelos candidatos Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB), pertencentes ao grupo político da família Sarney.

Divulgada pela TV Guará nesta quarta-feira (30), a Pesquisa Econométrica é a primeira a medir o cenário eleitoral após a convenção de todos os candidatos a prefeito de São Luís. E aponta o candidato do PCdoB, Rubens Jr, pela primeira vez em 4º lugar da disputa.

No cenário espontâneo, Rubens Jr aparece com 4,4% dos votos válidos, enquanto no cenário estimulado, o candidato do partido do governador Flávio Dino chega a 6% da preferência do eleitorado ludovicense, aparecendo em 4º lugar em ambos os cenários.

O também deputado federal, Eduardo Braide, lidera com 30% na pesquisa espontânea e 47,3% na pesquisa estimulada. Com o resultado, venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Os outros números do cenário espontâneo apontam que os deputados estaduais Duarte Jr (PRB) e Neto Evangelista (DEM) empatam com 6,8%. O também deputado estadual Adriano Sarney (PV)- que não será mais candidato, vem logo atrás com 1,3%, seguido por Bira do Pindaré (PSB) com 0,9%, enquanto Jeisael Marx (Rede) e Dr. Madeira (Solidariedade) têm 0,7%. Edivaldo Holanda- que não será candidato tem 0,5%, Dr. Yglésio aparece com 0,4%, Hertz Dias (PSTU), Franklin Douglas (Psol), Silvio Antônio (PRTB) e Roseana Sarney (MDB)- que também não será candidata, pontuaram com 0,1%. Outros somam 0,6%, nulo 4,8% e não sabem/não responderam são 41,7%.

Na pesquisa estimulada, Duarte Jr (PRB) e Neto Evangelista (DEM) estão empatados tecnicamente, com 10,8% e 10,6%, respectivamente. Bira do Pindaré (PSB) e Adriano Sarney (PV) têm 2,6%, Jeisael Marx (Rede) tem 1,5%, Dr. Yglésio (PROS) 1,2% e Dr. Madeira tem 1%. Sílvio Antônio (PRTB) tem 0,9%, Hertz Dias (PSTU) e Franklin Douglas aparecem com 0,2%. Nulo tem 6,6% e não sabe/não responderam são 8,5%. Vale destacar que o levantamento da Econométrica foi feito antes da desistência oficial do então candidato pelo PV, Adriano Sarney.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 a 22 de Setembro de 2020 e ouviu de 1000 eleitores. O erro amostral foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-06272/2020.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Profissionais jovens da linha de frente estão fora do calendário de vacinação em São Luís
Yglésio solicita investigação no processo de vacinação em São Luís
Flávio Dino e Baleia Rossi dialogam sobre defesa da democracia, combate à pandemia e meio ambiente
Na Articulação Política, Rubens Júnior se consolida como um dos principais porta-vozes do governo
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz