Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Econométrica foi primeiro instituto a apontar vitória de Weverton e Eliziane

O instituto Econométrica, responsável por realizar pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Luís, divulgada nesta quarta-feira (30), tem histórico de antecipar cenários, até então improváveis, em São Luís e no Maranhão.

Em 26 de setembro de 2018, a duas semanas do pleito de então, a Econométrica foi a primeira a apontar a que Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT), ambos da chapa de Flávio Dino, venceriam a disputa pra o Senado Federal, fato que se confirmou nas urnas.

Até então, todas as pesquisas consolidavam que a disputa estava vencida pelos candidatos Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB), pertencentes ao grupo político da família Sarney.

Divulgada pela TV Guará nesta quarta-feira (30), a Pesquisa Econométrica é a primeira a medir o cenário eleitoral após a convenção de todos os candidatos a prefeito de São Luís. E aponta o candidato do PCdoB, Rubens Jr, pela primeira vez em 4º lugar da disputa.

No cenário espontâneo, Rubens Jr aparece com 4,4% dos votos válidos, enquanto no cenário estimulado, o candidato do partido do governador Flávio Dino chega a 6% da preferência do eleitorado ludovicense, aparecendo em 4º lugar em ambos os cenários.

O também deputado federal, Eduardo Braide, lidera com 30% na pesquisa espontânea e 47,3% na pesquisa estimulada. Com o resultado, venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Os outros números do cenário espontâneo apontam que os deputados estaduais Duarte Jr (PRB) e Neto Evangelista (DEM) empatam com 6,8%. O também deputado estadual Adriano Sarney (PV)- que não será mais candidato, vem logo atrás com 1,3%, seguido por Bira do Pindaré (PSB) com 0,9%, enquanto Jeisael Marx (Rede) e Dr. Madeira (Solidariedade) têm 0,7%. Edivaldo Holanda- que não será candidato tem 0,5%, Dr. Yglésio aparece com 0,4%, Hertz Dias (PSTU), Franklin Douglas (Psol), Silvio Antônio (PRTB) e Roseana Sarney (MDB)- que também não será candidata, pontuaram com 0,1%. Outros somam 0,6%, nulo 4,8% e não sabem/não responderam são 41,7%.

Na pesquisa estimulada, Duarte Jr (PRB) e Neto Evangelista (DEM) estão empatados tecnicamente, com 10,8% e 10,6%, respectivamente. Bira do Pindaré (PSB) e Adriano Sarney (PV) têm 2,6%, Jeisael Marx (Rede) tem 1,5%, Dr. Yglésio (PROS) 1,2% e Dr. Madeira tem 1%. Sílvio Antônio (PRTB) tem 0,9%, Hertz Dias (PSTU) e Franklin Douglas aparecem com 0,2%. Nulo tem 6,6% e não sabe/não responderam são 8,5%. Vale destacar que o levantamento da Econométrica foi feito antes da desistência oficial do então candidato pelo PV, Adriano Sarney.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 a 22 de Setembro de 2020 e ouviu de 1000 eleitores. O erro amostral foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-06272/2020.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz