Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Governadores do Nordeste formalizam Consórcio e consideram o momento histórico

Um momento histórico. É assim que os governadores do Nordeste resumiram o encontro no Palácio dos Leões, em São Luís, nesta quinta-feira (14) para a criação do Fórum de Governadores do Nordeste. Na reunião foi assinado o protocolo que cria o Consórcio Nordeste, que terá como primeiro presidente o governador da Bahia, Rui Costa.

O protocolo assinado pelos governadores, que cria o Consórcio, segundo explicou o governador Flávio Dino, será transformado em lei e encaminhados às nove Assembleias Legislativa para que seja aprovado o instrumento pelo qual os governadores poderão fazer compras conjuntas e encaminharem as reivindicações da região ao Governo Federal.

Os chefes de Executivos estaduais, ao final do encontro, publicaram a “Carta dos Governadores do Nordeste”, onde em seu artigo primeiro afirma que o Protocolo que resultará na criação do Consórcio “se constituirá em importante instrumento político e jurídico para o fortalecimento da região e para melhorar a prestação de serviços aos cidadãos e cidadães”

O governador Flávio Dino enfatizou que o consórcio é uma parceria institucional entre os Estados para melhorar a gestão e economizar recursos públicos, entre outras vantagens.

A partir de sua instalação, os estados poderão fazer compras conjuntas, para reduzir o preço dos produtos ou serviços. Quanto maior o número de itens adquiridos ou serviços contratados, maior é o poder de negociação dos Estados para reduzir custos.

“É um encontro histórico, onde os nove estados do Nordeste se unem para formar um consórcio, que tem múltiplas funções. Simboliza a solidariedade e o apoio mútuo. E com certeza obteremos para cada Estado vantagens e benefícios a partir da formação desse consórcio”, disse o governador da Bahia, Rui Costa.

“Vai ser uma ferramenta extremamente importante para facilitar a vida de todos os governos. Por exemplo, uma licitação de medicamentos vai diminuir os preços dos produtos”, comenta Belivaldo Chagas, governador de Sergipe.

Fortalecimento do Nordeste – Para Camilo Santana, governador do Nordeste, o Fórum vem “fortalecer as ações apara o nordeste e unificar a região. Vamos fazer uma avaliação do momento da conjuntura nacional, da reforma da Previdência, do pacto federativo, para conseguirmos ações conjuntas e mais eficientes. O Fórum tem um papel fundamental de consolidar políticas para o Nordeste”.

“Aqui são tomadas as decisões daquilo que é importante para a região. Podemos definir o posicionamento que levaremos, na maioria das vezes, ao governo federal, nos posicionando em relação aos projetos do governo e aos interesses da região”, disse João Azevedo, governador da Paraíba.

Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, “o Fórum se constitui num espaço muito importante de articulação política com vistas a definir aquilo que é comum ao Nordeste. São políticas voltadas principalmente para o desenvolvimento, para a Justiça, a inclusão social”.

Inovação – “É um momento histórico para a região Nordeste e o Brasil. Temos a oportunidade de inovar, colocando uma alternativa especial com a criação do consórcio. É uma ideia que vem sendo trabalhada e se torna realidade aqui em São Luís do Maranhão. Vai permitir a integração em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou Wellington Dias, governador do Piauí.

De acordo com o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, “nunca houve uma afinidade tão grande e um trabalho conjunto como tem sido feito hoje com os Estados do Nordeste”

Guarda Regional – Para o secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, a criação do Consórcio e da Força de Segurança Regional será de extrema importância para ações de inteligência e operacionais, facilitando inclusive o deslocamento de tropas em momentos de crises.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Apoiadores de Rubens Junior dão largada da campanha com grande carreata no domingo (27)
"Nossa militância está pronta para ir às ruas e fazer uma campanha alegre e vibrante, que é a marca das campanhas do PT", diz Honorato
“Irresponsável e oportunista”, diz Márcio Jerry sobre Braide reforçar clima de violência
PROS vai representar Instituto Emet por pesquisa tendenciosa
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz