Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Duarte articula frente ampla para enfrentar Braide  

Faltando ainda um ano para a realização das eleições municipais, os movimentos nos bastidores da sucessão na capital apontam a existência de uma forte articulação visando a composição de uma ampla aliança entre os partidos que integram a base de sustentação do governo de Carlos Brandão (PSB) ou seguem orientação política do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) para apoiar a candidatura do deputado federal Duarte Junior (PSB).

Diante do que vem ocorrendo nos bastidores da eleição, tudo leva a crê que o pré-candidato socialista deverá ter em seu palanque as lideranças mais expressivas do Maranhão, a começar pelo ministro da Justiça e pelo governador, além de parlamentares que integram a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), dos mais diversos partido, não estando descartada nem a possibilidade de alguns pré-candidatos aliados ao Palácio dos Leões desistirem dos seus projetos para tornar a eleição plebiscitária entre Duarte e Eduardo Braide (PSD).

Ao contrário do pleito de 2020 quando houve dispersão no segundo turno e proporcionou a vitória de Braide contra o próprio Duarte, para 2024 o ambiente é outros e algumas arestas foram quebrada, o que proporcionou o fim da disputa interna no PSB com o deputado estadual Carlos Lula desistindo da pré-candidatura e declarando apoio a Duarte, assim como vozes do PT defendem aliança com o PSB já apontando a indicação de uma vice petista.

O deputado estadual Zé Inácio (PT), a exemplo de outros dirigentes petistas, já veio a público através de sua rede social defender a indicação de um vice do PT para compor a chapa com Duarte, posição essa que deverá ser defendida na conferência municipal. No encontro do partido semana passada, o parlamentar observou que a atual conjuntura não aponta para uma candidatura própria do PT em São Luís, “por isso defendo aliança com outro partido da base Lula/Brandão com o PT na chapa majoritária indicando o vice”.

Tudo caminha para composição de uma ampla aliança governista e o resultado da última pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo instituto Luneta indica que, entre os candidatos que integram a base de sustentação do governo estadual, o representante do PSB é quem está em melhor posição e em condições de enfrentar o prefeito Braide, líder nas pesquisas, porém com um percentual mínimo em relação ao segundo colocado. Pelos números do Luneta, Braide e Duarte estariam praticamente empatados.

Mesmo com os ventos soprando a favor de Duarte, resta saber se Neto Evangelista (União Brasil) e Edivaldo Holanda Junior (sem partido) estariam dispostos abrir mão de suas pré-candidaturas em nome da unidade do grupo. O ex-prefeito, por exemplo, iniciou entendimentos com o PV na tentativa de se tornar candidato da federação Brasil da Esperança, mas as conversações esfriaram, até porque o PT e o PCdoB parecem já terem definido apoiar Duarte, o que obrigaria o PV seguir o mesmo caminho.

Edivaldo, no entanto, continua em busca de uma legenda que lhe permita concorrer a um terceiro mandato. Pela campanha que vem fazendo nas redes sociais sobre as obras que realizou quando administrou a cidade por dois mandatos, tudo indica que continuará buscando um partido que lhe assegure o direito de concorrer, porém, nada garante que conseguirá uma sigla partidária sem um empurrão do Palácio dos Leões, que avalia a tese da eleição plebiscitária, ou seja, se as principais lideranças do grupo decidir pelo plebiscito, o ex-prefeito de São Luís terá dificuldade em encontra partido disposto a bancada sua candidatura.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz