Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (8), aponta que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, enfrenta alta rejeição entre os brasileiros.
Segundo o estudo, 43% dos entrevistados avaliam a imagem de Trump como “negativa”, enquanto apenas 22% a consideram “positiva”. Outros 23% a veem como “regular” e 12% não souberam ou não responderam.
“O presidente americano e suas políticas não parecem populares por aqui”, afirmou Felipe Nunes, diretor da Genial/Quaest, através do X.
Ele ainda destacou que a impopularidade de Trump reflete-se também na percepção sobre os EUA. Em um ano, a opinião desfavorável em relação ao país norte-americano saltou de 24% para 41%, enquanto a favorável caiu de 58% para 44%.
“O presidente americano e suas políticas não parecem populares por aqui”, afirmou Nunes em publicações nas redes sociais.
A pesquisa também investigou a expectativa dos brasileiros sobre a reação do governo a novas tarifas impostas pelos EUA a produtos nacionais.
A maioria (53%) defende que o Brasil busque resolver o conflito por meio da diplomacia, enquanto 33% apoiam retaliações com taxações equivalentes a produtos americanos.
Os dados foram coletados no fim de março, antes do anúncio de Trump, em 2 de abril, de tarifas contra diversos países — incluindo o Brasil —, medida que derrubou bolsas globais, com destaque para a NYSE e o S&P 500, que caíram mais de 10%.
O estudo ouviu 2.004 pessoas em todo o país, com margem de erro de 2 pontos percentuais. (Revista Fórum)
0 Comentários