Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Distribuição de mudas e mutirão de plantio marcam comemorações pelo Dia da Árvore no Parque Rangedor

Inaugurado dentro da programação alusiva aos 407 anos de São Luís, o Parque Estadual do Rangedor foi palco, na tarde deste sábado, 21, de dezenas de atividades em comemoração pelo Dia da Árvore.

Celebrado em todo o Brasil no dia 21 de setembro, a data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação das florestas e árvores para o equilíbrio sustentável do meio ambiente.

A programação no Parque Rangedor foi marcada pela distribuição de mudas e mutirão para plantio de árvores, além de dezenas de atividades culturais, esportivas. Também foi montado o Espaço Kids, especialmente voltado para o público infantil, com pintura facial, brinquedos, shows da Patrulha Canina, Banda Vagalume e apresentações do Ballet Olinda Saul.

Torneios de futsal e beach soccer abriram o evento, que teve como ponto alto um abraço simbólico no estacionamento, ao redor de um pé de ipê, símbolo do Parque Rangedor.

O governador Flávio Dino prestigiou o evento e ressaltou que a atividade tem uma dupla dimensão: simbólica e prática.

“O evento tem uma dupla dimensão: a dimensão simbólica, de nós reafirmarmos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, para que haja

proteção ao meio ambiente; e uma dimensão prática, na medida em que nós estamos juntos aqui melhorando o Parque do Rangedor, diante essa ação de plantio de árvores”, afirmou o governador.

“Mais árvores, menos armas”

Flávio Dino acredita que a sociedade deve valorizar uma cultura de “mais árvores e menos armas” em defesa da vida.

“Nós estamos vendo episódios de violência em todo o país, violência simbólica, violência física, perda de vidas humanas. Quando nós nos comprometemos com a vida, quando nos comprometemos com o meio ambiente, estamos viabilizando uma sociedade melhor pra gente e para as futuras gerações”, ressaltou.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou do ato distribuindo mudas de espécies nativas e frutíferas, e dando apoio técnico ao plantio, como conta a professora do Curso de Agronomia da Uema, Ariadne Rocha.

“Fomos convidados para distribuir mudas, fazer o plantio de espécies nativas, assim como a distribuição de espécies frutíferas e medicinais para a sociedade. Nós estamos abraçando a causa da revitalização do Rangedor e trazendo para cá o enriquecimento das áreas do parque com o plantio das espécies nativas desse território”, explicou a professora.

Para Diego Galdino, secretário de Governo (Segov) e gestor dos Parques Ambientais do Estado, o sábado em homenagem ao Dia da Árvore foi “um dia especial”.

“O governador escolheu homenagear o Dia da Árvore nesse parque belíssimo que foi entregue recentemente pelo Governo do Maranhão. Estou muito feliz em contribuir e manter esse parque, que está sendo referência nacional”, destacou Galdino.

Participação da comunidade

O secretário do Meio Ambiente (Sema), Rafael Ribeiro, falou da importância desse tipo de evento, diante do atual debate nacional sobre a questão do meio ambiente.

“Eu acho que o Estado dá uma demonstração de respeito, de credibilidade, em especial por trazer a comunidade para dentro das unidades de conservação e é por isso que o programa dos Parques é eficiente”, enfatizou Ribeiro.

Nicolle Ericeira é estudante da rede estadual de ensino e acredita que o momento foi de colocar em prática o que ela vem estudando na escola.

“É uma continuidade para todo o nosso aprendizado. A gente sempre aprendeu a desenvolver o meio ambiente, a ajudar a cuidar do nosso meio ambiente, visto que ultimamente ele não tem sido bem cuidado, tem sido destratado. Nós precisamos acordar e manter esse hábito de plantar mais árvores e preservar o meio ambiente”, pontuou a estudante.

Assim como Nicolle, estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), representantes de movimentos culturais, LGBTs, quilombolas e de pessoas com deficiência, entre outros segmentos da sociedade, também participaram das comemorações pelo Dia da Árvore no Parque

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Governador Carlos Brandão anuncia medidas para garantir segurança pública e alimentar
Weverton Rocha quer que maranhenses paguem para andar nas rodovias MAs
Escritor Altemar Lima lança seu mais novo livro com espetáculo musical em São Luís
Edivaldo anuncia criação do Auxílio Maranhão para o combate à extrema pobreza e reafirma prioridade aos que mais precisam
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz