Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Covid-19: “sistema hospitalar de São Luís está à beira de um colapso eminente”, diz infectologista Antonio Augusto

Em live transmita pelo Canal Institucional da UFMA no Yotube na terça-feira (2) para discutir medidas de prevenção contra o coronavírus na Universidade Federal do Maranhão, o professor e infectologista Antonio Augusto Moura da Silva advertiu que “o sistema hospitalar de São Luís está à beira de um colapso eminente”.

“Os dados do Boletim Epidemiológico em São Luís denunciam que estamos chegando mais próximo da nossa capacidade máxima de leitos de atendimento nos hospitais. Já na cidade de Imperatriz, nessa última semana, o sistema de saúde entrou em colapso, com a taxa de ocupação de leito atingindo o limite, e pacientes sendo transferidos em situação de urgência para a capital”, enfatizou.

Segundo o infectologista, o quadro que já é crítico tende a agravar ainda mais. Para ele, daqui a trinta dias, haverá uma estimativa de 190 pacientes necessitando de tratamento intensivo em São Luís, sendo que, até a semana passada, o número de leitos disponíveis em UTI era de 159.

Na previsão do professor da UFMA, “a necessidade de leitos clínicos ultrapassará a capacidade potencial máxima de expansão em 180, considerando que, no primeiro pico da epidemia, o sistema contava com 600 vagas de leitos clínicos. Essa projeção prevê uma grande probabilidade de que o sistema hospitalar de São Luís esteja num colapso iminente, tendo duas ou três semanas para colapsar de fato”, observou.

Antonio Augusto chamou também a atenção para o fato dos dois maiores hospitais privados de São Luís estarem com 100% de ocupação em UTI Covid, um deles com fila de espera de seis casos. “Esses hospitais estão fazendo um esforço hercúleo de ampliar o número de leitos para atender aos pacientes que estão chegando e sempre com fila de espera. Isso, tecnicamente, é a saturação do serviço de saúde”, analisou.

Para o infectologista, a primeira coisa que deveríamos fazer no Brasil para controlar a pandemia seria uma grande campanha de comunicação. “Acredito que muitas pessoas sabem o que está acontecendo, mas, talvez, não tenham a dimensão real do perigo potencial que o mundo está enfrentando. A sociedade não tem esse conhecimento, e, infelizmente, voltar qualquer atividade presencial significa colaborar para que a transmissão continue”, advertiu.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

PSD prepara agenda para Edivaldo percorrer o estado
Zé Dirceu conversa com dirigentes do PT sobre "Geração 68"
Maranhão e Tocantins firmam cooperação e debatem projeto de Integração Geopolítica Interestadual
Dirigente petista volta a defender Brandão como candidato do grupo Dino
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz