Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Comitiva da Famem vai a Brasília organizar encontro com equipe de Bolsonaro

Prefeitos de diversas regiões do Maranhão, reunidos com a diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), decidiram elaborar uma pauta de reinvindicações  para ser apresentada ao futuro chefe da casa civil da Presidência da República, Onix Lorezoni.

A reunião foi articulada pelo presidente da entidade, Cleomar Tema, na sua última ida a Brasília, quando participou das articulações para aprovação de mais 1% do FPM, mudança na lei de licitações e alterações na gestão fiscal.

Além do presidente Tema, mais dez prefeitos farão parte da comitiva que irá a Brasília para discutir as demandas dos municípios com a equipe de transição do futuro governo Bolsonaro. A escolha dos membros levou em consideração os prefeitos presentes na reunião, como também, o critério regional.

Dentre os assuntos discutidos pelos gestores estão questões voltadas para a educação, saúde, quedas nos repasses do FPM(Fundo de Participação dos Municípios) diante de benefícios fiscais dados pela União, além das problemáticas dos municípios para o cumprimento da política dos resíduos sólidos e dos abatedouros públicos.

Na educação, foi proposto um parcelamento administrativo dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), via Advocacia Geral da União (AGU), para que todas as cidades possam receber sem que tenham perdas significativas; além de solicitar ao presidente eleito que implante o CAQi. (Custo Aluno Qualidade inicial).

Na saúde, as demandas são para que a União reveja o valor per capita oferecido ao Maranhão para o custeio das despesas no setor; correção dos valores repassados aos municípios na média e alta complexidade; bem como o TFD (Tratamento Fora de Domicílio). A sugestão a ser apresentada é que tenha uma equiparação no TFD, principalmente nos atendimentos de hemodiálise.

Já com relação aos aterros sanitários e os abatedouros municipais, a FAMEM apresentará as dificuldades que os pequenos e médios municípios enfrentam pra o cumprimento da legislação vigente diante da falta de recursos direcionados para estas áreas. E assim, os prefeitos esperam que possam encontrar uma saída conjunta para o equacionamento da exigência.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Pesquisa do Ibope mostra que a eleição em São Luís continua completamente aberta
Com a proximidade das convenções, as atenções agora é para o vice
Assembleia aprova MP do Executivo que anistia multas e juros de débitos do IPVA
Rubens propõe Escolas de Tempo Integral para São Luís
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz