Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Com mais de 140 leitos, ações da Seinc garantem hospitais de campanha no Maranhão

Um total de 143 leitos para ampliar a assistência aos pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) em três regiões do Maranhão. As ações desenvolvidas pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) desde o início da pandemia, em 2020, têm fortalecido o combate à crise sanitária e garantido suporte à saúde de milhares de maranhenses.

Além da criação de uma rede solidária com a classe empresarial de todo o Brasil – que resultaram na arrecadação de mais de R$ 20 milhões em doações para a saúde do Maranhão – e no estabelecimento de protocolos sanitários, a Seinc realizou a implantação de três hospitais de campanha em três municípios do estado: Pedreiras, Bacabal e Imperatriz.

Em junho do ano passado, foi entregue, em parceria com a Eneva, o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras, com 40 leitos no total, sendo 35 clínicos e 5 de UTI. A empresa doou equipamentos médicos, assim como outros itens específicos para o ambiente hospitalar.

“Desde o começo da pandemia, entendemos que deveríamos fazer um esforço em equipe, por meio de diálogos e parcerias, para que todos entendessem que essa é uma luta onde cada um tem que fazer a sua parte. Com o Hospital [de Campanha] Dr. Kleber Carvalho Branco, podemos fortalecer ainda mais os cuidados aos pacientes com Covid-19 na região do Médio Mearim”, informou o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

Mais reforço na região do Mearim

Além de Pedreiras, outro município contou com hospital de campanha, para ampliar a assistência médica à população da região do Mearim: Bacabal. A unidade foi doada ao Maranhão pelo Governo dos Estados Unidos (que doou, também, material de limpeza hospitalar, EPIs, macas, aparelhos de ar-condicionado e gerador de energia), após os diálogos estabelecidos pela Seinc com a embaixada norte-americana no Brasil.

Instalada nas dependências do Ciretran de Bacabal, o hospital tem 23 leitos – 15 de medicação e 8 de observação – e oferece testes para diagnóstico da doença.

“Em Bacabal, aumentamos ainda mais nossa força no combate ao coronavírus com a inauguração de um Hospital-Dia, que auxilia, diariamente, no suporte ao Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos [unidade referência para pacientes com quadro grave da Covid-19 na região do Mearim], oferecendo assistência a pacientes com sintomas leves ou iniciais do novo coronavírus, atendendo das 7h às 19h”, analisou Simplício Araújo.

No ambulatório do hospital de campanha, os pacientes são avaliados e, caso necessário, passam por exames de laboratório e de imagem, como tomografia e raio-x. Os casos considerados mais graves são encaminhados para o Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos.

A estrutura já foi usada no Iraque, no deserto, além de áreas de regiões muito frias. Térmica, a unidade tem cinco ares-condicionados de 40 a 60 mil btus e possui um sistema de reservatório de água e de tratamento de esgoto.

Combate à Covid-19 na Região Tocantina

Nesta semana, na última terça-feira (9), a Região Tocantina foi assistida com mais um hospital de campanha: prospectado pela Seinc, o Hospital Referência Covid-19 de Imperatriz iniciou suas atividades, com 20 leitos de observação, 50 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Instalada no Centro de Convenções da cidade, a unidade dá assistência aos leitos já existentes no Hospital Macrorregional, no Hospital Materno Infantil e na assistência da UPA Bernardo Sayão – todos em Imperatriz.

Com um aporte de R$ 2,8 milhões para a montagem, a unidade contou com apoio financeiro, em caráter parcial, e com a doação de insumos, ambas feitas pela empresa Suzano.

“Nossa preocupação se deu diante do aumento do número de casos confirmados de coronavírus na região, refletindo no crescimento da taxa de ocupação de leitos (…). Essa nova unidade ampliará de forma expressiva a capacidade de atendimento na cidade. Enquanto a pandemia não acabar, acreditamos que é preciso continuar unindo forças para salvar vidas”, disse o gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Dourado Murad.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

“Estou a disposição do grupo a qual faço parte para qualquer missão”, diz Felipe Camarão sobre candidatura ao governo
Edivaldo confirma pré-candidatura ao governo em 2022 durante ato de filiação ao PSD
Candidatura de Edivaldo eleva a sucessão estadual a outro patamar
Apesar dos comentários, deputado Neto Evangelista diz não acreditar em desistência de Weverton
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz