Faltando pouco mais de uma semana para a eleição da deputada Iracema Vale (PSB) como nova presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, cresce a disputa por cargo na Mesa Diretora. A primeira vice-presidência , por exemplo, está sendo disputada pelos deputados Rodrigo Lago (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB) e Andrea Resende (PSB), todos da base de sustentação do governo Carlos Brandão (PSB), que já avisou que não se envolverá na composição dos demais cargos.
Ao todo são nove integrantes da Mesa, sendo que a presidência já está garantida para Iracema Vale, parlamentar de primeiro mandato que chega fazendo história por ser a primeira mulher que irá comandar a Casa. A ascensão da deputada ao posto máximo de comando do Palácio Manuel Beckman contou o apoio decisivo do Palácio dos Leões para a formação do consenso em torno do seu nome, o que inviabilizou o projeto do atual presidente Othelino Neto, que pretendia ficar mais um mandato.
Mesmo contando com a colaboração do Palácio dos Leões, a ex-prefeita de Urbano Santos mostrou muita habilidade para o convencimento dos seus futuros colegas de plenário, facilitado logicamente pelo apoio do governador Carlos Brandão, que se empenhou para formação do consenso em torno do seu nome e até no processo de articulação que proporcionou a retirada da candidatura do atual presidente, deputado Othelino Neto (PCdoB).
A cabeça da chapa está definida, porém os outros oitos cargos (quatro vice-presidente e quatro secretários) ainda estão por serem definidos e esta semana está sendo considerada fundamental para as definições por conta do pouco tempo que ainda resta. Por conta da proximidade da eleição, será dia primeiro de fevereiro,, os bastidores no legislativo estão fervilhando. Os maiores partidos desejam mais espaço na Mesa, mas o histórico indica que sempre sobra uma vaga para a oposição.
Se não chegarem a um acordo até o final desta semana, tudo indica que haverá concorrência para alguns cargos, principalmente após o governador afirmar que não pretende se envolver mais e ter dado por encerrada sua contribuição ao processo de formação da unidade que vai proporcionar a Iracema ser a primeira a presidir o Poder Legislativo do Maranhão.
0 Comentários