Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Com avanço das obras de drenagem na Divinéia, prefeito Edivaldo inicia frente de asfalto no bairro

Como anunciado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior no último sábado (29), as ruas do bairro Divinéia começaram a receber asfalto novo esta semana. A obra de pavimentação foi iniciada pela principal via da região, a Avenida Brasil, que, recentemente, recebeu tubulações dos cerca de 12 km de drenagem profunda que terá o bairro ao final da intervenção, prevista para os próximos meses. Agora, à medida em que os operários forem avançando na estruturação do sistema de escoamento, outra equipe, simultaneamente, avançará com o asfaltamento pelas mesmas vias. Os serviços, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), integram o programa São Luís em Obras, que está mudando a realidade da capital.

O início da implantação do novo asfalto foi acompanhado pelo chefe do executivo municipal, que destacou a importância dos serviços para o bairro. “Há muitos anos os moradores da Divinéia aguardavam por ações estruturantes que dessem fim aos problemas enfrentados por eles a cada período chuvoso. Esses moradores viviam o drama de terem suas casas invadidas pela água toda vez que chovia forte, muitos perderam quase tudo que tinham em casa e mais de uma vez. Agora, com a construção do sistema de drenagem profunda, essa realidade é passado. E para proporcionar ainda mais qualidade de vida chegamos com asfalto novo pelas ruas por onde está sendo construída a drenagem. Serão dezenas de ruas e milhares de famílias beneficiadas com esse pacote de serviços”.

Acompanharam o prefeito Edivaldo na visita a primeira-dama, Camila Holanda, e os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo e de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Émerson Macêdo.

A Avenida Brasil, a primeira a receber o asfalto novo, é uma das vias de maior extensão em todo o bairro, além de ser a principal rua de comércio a céu aberto da região. É nela em que se estrutura, também, a popular Feira do Mangueirão, frequentada tanto por moradores quanto pela população dos bairros vizinhos, como Sol e Mar e Vila Luizão. Antes da drenagem, dizem os moradores, a via era uma das que mais sofria com o grande volume de água deixado pelas chuvas. “Mesmo sendo a principal do bairro, não tinha diferença das outras menores, com mais residências que comércio. Chovia e ficava completamente alagada. A expectativa é de que, no próximo ano, a gente não tenha mais de conviver com esse problema”, pontuou o morador e autônomo José Carlos Louzeiro, de 57 anos.

PAVIMENTAÇÃO INICIADA – O novo pavimento irá melhorar o acesso entre os bairros, a região e a comunicação viária com outras regiões da cidade, encurtando distâncias e reduzindo o tempo de deslocamento dos moradores. Será também o fim da poeira e dos problemas para quem trafega na região. “Ficamos surpresos quando a Prefeitura deu início à obra de drenagem, pois já estávamos cansados de reivindicar, tanto que nem acreditávamos que um dia ela fosse acontecer. Também pensamos que iríamos conviver com a poeira que ficou, após a escavação para instalação dos tubos, mas mais uma vez fomos surpreendidos com o início da pavimentação. Estamos muito contentes com tudo o que está sendo feito pela Divinéia”, destacou a comerciante Maria José Bruzaca, de 68 anos.

De acordo com o titular da Semosp, Antonio Araújo, a Prefeitura de São Luís está, mais uma vez, cumprindo com o objetivo de propiciar bem-estar à população ludovicense. “Tanto a obra de drenagem quanto a de pavimentação são essenciais para proporcionarmos mais qualidade de vida à população local. Trata-se de uma comunidade que teve de enfrentar, durante décadas, constantes alagamentos, enxurradas. Agora, por determinação do prefeito Edivaldo, estamos trabalhando em ritmo acelerado para assegurar que os moradores tenham conforto durante o próximo período chuvoso”, destacou.

Ansioso para conferir o resultado do amplo trabalho realizado pela Prefeitura de São Luís, o aposentado Raimundo Gomes, de 80 anos, tem certeza de que o sistema de drenagem e a nova pavimentação vão solucionar os problemas do bairro. “Acompanhei muito dessa região, principalmente os momentos mais difíceis, pelos quais também passei. Sempre que o céu anunciava chuva a gente ficava preocupado com o que ia acontecer, pois não tinha estrutura que comportasse a enxurrada que ia se formar. Hoje, na idade em que estou, me sinto feliz em ver que o prefeito Edivaldo, o único durante todo esse tempo, enxergou o nosso bairro e está trabalhando para nos dar uma vida mais digna, com mais conforto e segurança, tudo isso através da drenagem e da pavimentação, iniciada aqui pela Avenida Brasil”.

DRENAGEM SEGUE AVANÇANDO – Obra estruturante, composta por galerias celular dupla, rede de dutos tubulares, alargamento e revestimento do canal do Planalto Turu, os investimentos em drenagem profunda são uma demanda histórica da região que acabará com as inundações que ocorrem no período chuvoso. Com o serviço, a Prefeitura amplia a capacidade de vazão das águas pluviais acabando com as inundações. Será feito ainda todo o sistema de drenagem superficial, complementar à rede principal.

Atualmente as equipes realizam serviços simultâneos em quatro pontos: Avenida Brasil, Avenida Argentina, Rua José Antônio e Avenida Progresso. Na Avenida Argentina está em execução a construção de uma galeria de 170 metros de extensão com 5,5 metros de largura e 1,20 metros de altura. Somente esta estrutura já é uma mostra da magnitude e complexidade da rede que está sendo implantada no bairro.

Esta galeria será interligada ao canal do Planalto Turu, onde está sendo executado o trabalho de revestimento das paredes e alargamento. Nas outras vias por onde a rede irá passar serão implantados tubos de concreto ou polietileno para que todo o volume de água das chuvas que a região recebe possa ter vazão sem provocar alagamentos.

Além da Avenida Argentina, a rede de drenagem em execução se estende por dezenas de ruas e travessas como as ruas Acre, Chile, Euclides Teixeira, José Antônio, Madre Margarida e Venezuela e as travessas Jairzinho, José Antônio, entre outras. A obra vai beneficiar mais de 30 mil moradores de bairros como Divinéia, Vila Luizão, Planalto Turu, Santa Rosa, Sol e Mar entre outros da região.

SÃO LUÍS EM OBRAS – Em toda a cidade, até então, as frentes de pavimentação do São Luís em Obras já haviam contemplado bairros como Angelim, Alemanha, Cohatrac, Cohama, Cohajap, Ipase de Baixo, Vila Bacanga, Co hab-Anil, São Francisco, Parque Amazonas, Recanto dos Vinhais, Liberdade, Camboa, Centro, entre outros.

Já a obra de drenagem, com investimentos do São Luís em Obras, acontece para além da Divinéia. Com a mesma magnitude da realizada no bairro, a região do Santa Bárbara também recebe uma rede de drenagem que impactará positivamente na vida de mais de 60 mil pessoas das 30 comunidades do entorno. Também estão recebendo obras de drenagem os bairros da região do São Cristóvão, Santa Efigênia, Vila Sarney, Fumacê, Matões, Jaracati, Jardim São Cristóvão I e II, entre outros.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Buscar

Mais Lidas

Apoio de Flávio Dino a Duarte Júnior preocupa grupo pró-Braide
Campanha chega na reta final com disputa equilibrada entra  Braide e Duarte
Com discurso diferente de 2016, Braide aposta agora na classe política
Em meio a troca de acusações, debates serão decisivos para tirar dúvidas sobre os candidatos
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz