29 de maio de 2017

Redação: (98) 98205-4499

29/05/2017 -

Jorge Vieira -

Comente

Candidatura ao Senado deve ser dor de cabeça na oligarquia Sarney

Políticos ligados ao grupo Sarney admitem nos bastidores das eleições de 2018 ser muito temerário as candidaturas dos irmãos Roseana (PMDB) e Sarney Filho (PV) ao Governo e Senado, respectivamente, e já discutem reservadamente qual dos dois deverá ir para o sacrifício.

Em 1990, diante da fragilidade da candidatura o atual ministro do Meio Ambiente ao Governo e da possibilidade de ser atropelado pelo ex-governador João Castelo, o velho José Sarney não titubeou e trocou o filho pelo senador Edison Lobão, o que garantiu a manutenção do grupo no poder.

A história voltou a se repetir em 2006. Sarney Filho deveria ser o candidato do grupo ao governo, mas Roseana o rifou e impôs sua candidatura, colocando o irmão pela segunda vez para escanteio. A ex-governadora, no entanto, acabou sendo derrotada por Jackson Lago (PDT).

E desta vez parece que Sarney Filho continua sem garantia de será, de fato, o representante da família na eleição para o Senado e tudo ainda vai depender da boa vontade da irmã que tem a preferência do clã, mas que ainda não decidiu se disputará o Governo, conforme pretende o grupo, ou uma das duas cadeiras em disputa no Senado.

Seja qual for sua opção, a candidatura de Zequinha está comprometida. Caso ela seja candidata ao Governo, como justificar um irmão candidato a senador na mesma chapa? O eleitor engoliria dois Sarney ao mesmo tempo quatro após eles serem expulsos de forma humilhante do poder?

E se a ex-governadora resolver ser candidata ao Senado? Ai mesmo é que Sarney Filho terá que esquecer o projeto pessoal e brigar para renovar o mandato de deputado federal, pois sendo ele quem é, uma candidatura ao Governo estaria fora de cogitação, até porque seria uma nova versão da “chapa dois irmãos”.

Apesar de todas as incertezas que rondam os aliados da oligarquia Sarney, partidários do ministro do Meio Ambiente vão reunir dia 2 de junho para dar largada a pré-candidatura do ministro ao Senado em 2018, o que significa prenúncio de conflito interno na família Sarney.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RADIO

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Nossa pagina