Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Candidatos ligados às famílias/Sarney/Murad/Lobão tiveram desempenho pífio

Apontado como um dos nomes da chapa federal do MDB que poderia elevar o percentual de votos e ajudar, juntamente com a ex-governadora Roseana Sarney, a forma uma bancada robusta na Câmara dos Deputados, o empresário Edinho Lobão foi um dos grandes fiascos da eleição proporcional concluída no domingo (2).

Com um pouco mais 17 mil votos, Edinho Lobão foi a grande decepção para quem esperava dele uma melhor performance para, pelo menos, brigar por uma das 18 cadeiras em disputa. Pelo volume da campanha do candidato imagina-se que estaria bem junto ao eleitorado, porém, a realidade das urnas foi cruel para empresário que afundou junto com o prestígio das famílias Sarney/Murad/Lobão.

Se pretendia ficar o pé na vida pública, o resultado da eleição mostrou a falta de compasso entre o empresário e o eleitorado do estado e ao mesmo tempo revelou que sobrenome tradicional já não empolga mais e nem é garantia de sucesso em pleitos eleitorais. Roseana Sarney, por exemplo, que pretendia conseguiu 200 mil votos, obteve mirrados 97 mil e quase não se elege deputada federal.

O que restou do grupo Sarney no Maranhão sofreu grave avaria nas eleições 2022. O deputado federal João Marcelo (MDB), filho do ex-senador João Alberto de Sousa, aliado histórico dos Sarney, não conseguiu renovar o mandato, assim como Hildo Rocha muito ligado a ex-governadora, ficou fora;  o genro da desembargadora Nelma Sarney, deputado federal Edilázio Júnior (PSD), não renovou o mandato.

Outra vítima que ajudou a afundar ainda mais o clã foi a não reeleição do deputado estadual Adriano Sarney (PV), uma espécie de menina dos olhos do ex-presidente José Sarney, que perdeu o mandato na federação PT/PCdoB/PV e deu adeus ao plenário da Assembleia Legislativa, onde, diga-se de passagem, é um parlamentar atuante.

Outro nome ligado ao clã Sarney que também decepcionou ao tentar voltar à vida pública foi o ex-deputado Ricardo Murad (PSC), que obteve apenas 7.902 votos e viu o sonho de retornar ao plenário do Poder Legislativo se transformar em decepção.

Pelo resultado da eleição, o Maranhão quer se livrar definitivamente do passado em que o sarneysismo reinou absoluto.

Dono das conduções políticas do Maranhão durante décadas, o clã Sarney chega ao seu quase que completo fim nas eleições de 2022. Dominantes nas bancadas de deputados federal e estadual sempre, este ano todos os maiores representantes do sarneyzismo foram expurgados nas urnas, com exceção de Roseana.A eleição de 2022 veio ratificar que, no jogo de equilíbrio de forças políticas, o sarneyzismo não tem mais vez. Como todo caso tem sua exceção, Roseana volta para a Câmara Federal. Mesmo com uma votação muito aquém do esperado.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz