O presidente Luís Inácio Lula da Silva, ganhou um reforço de peso na reta final da campanha que poderá lhe dá um quarto mandato. O governador Carlos Brandão (MDB), além de vestir a camisa do Brasil e fazer “L” neste final de semana, confirmou presença e acompanhará Lula na caminhada que fará no centro de São Luís na manhã desta terça-feira (20), com apoiadores de sua reeleição. A concentração está marcada para as 10h, no Largo do Carmo.
Brandão receberá Lula no Aeroporto Marechal da Cunha Machado e seguirá com ele até o centro da cidade onde estarão concertados militante e simpatizantes do candidato ao PT. O chefe do Executivo estadual, que havia se recolhido após a derrota do candidato Orleans Brandão (MDB) e vinha sedo cobrado pelo silêncio, além de manifestar apoio ao petista, agradeceu a Lula a ajuda que o governo federal tem dado ao Maranhão.
Ao declarar seu apoio à reeleição do presidente, Brandão mostrou coerência, pois ao longo da campanha, seu sobrinho e candidato ao governo Orleans procurou colar sua imagem a Lula, mesmo o petista fazendo campanha para o candidato Felipe Camarão (PT), seu maior adversário e um dos motivos do racha governista que acabou prejudicando a votação de Lula no Estado. Em 2022, por exemplo, Lula obteve 71% dos votos válidos e em 2026 este percentual caiu para 63%.
Além de Brandão, diversas lideranças políticas caminharão com o presidente, principalmente as ligadas a Federação Brasil da Esperança. As senadoras Eliziane Gama (PT) e Ana Paula Lobato (PSB) confirmaram presença, o senador eleito André Fufuca (PP) também confirmou presença no ato. Já o senador Weverton Rocha Rocha, informado com a derrota e consequente perda do mandato a partir de janeiro de 2027, não confirmou presença, o mesmo acontecendo com o ex-ministro das telecomunicações, Juscelino Filho (PSDB).
Brandão mostra coerência ao se engajar na campanha do presidente, assim como o governador eleito Eduardo Braide (PSD) ao manifestar neutralidade no segundo turno, a exemplo do que fez no primeiro. Quer manter diálogo com que se eleger presidente da República, independente de quem seja o escolhido pelo povo que vai as urnas no próximo domingo (25).
Os partidários de Flávio Bolsonaro (PL) por sua vez também promete muita agitação na quarta-feira (21) em ato programado para a Praça Maria Aragão, mas que não deve contar com a presença do candidato. O ato deve contar, no entanto, com a presença do deputado Nicolas Ferreira, o parlamentar mais votado do país e um dos principais cabos eleitorais do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso por tentativa de golpe .
0 Comentários