A campanha pela prefeitura de São Luís continua com cenário inalterado e possibilidade de ser decidido em turno único. O prefeito Eduardo Braide (PSD) mantém a liderança, segundo todas as pesquisas, com percentuais que lhe permitem vislumbrar a reeleição já dia 6 de outubro, data em que o eleitorado ludovicense vai às urnas exercer sua cidadania.
Ciente da situação desfavorável, o deputado Duarte Junior (PSB), segundo colocado, segundo fontes da campanha, vai intensificar ainda mais suas atividades promovendo grandes mobilizações na tentativa de reverter o quadro eleitoral e levar a eleição para o segundo turno, algo que, a julgar pelos resultados das últimas sondagens, parece pouco provável.
Pontuando sempre com percentuais na casa dos 22%, Duarte mantém tem acelerado o ritmo da campanha e exposto com clareza suas propostas para governar a cidade, porém não tem sido suficiente para mudar o quadro favorável ao prefeito que se mantém tranquilo na liderança sem ser incomodado.
Joga a favor do prefeito, o pífio desempenho dos demais candidatos do segundo pelotão. O deputado Yglésio Moisés (PRTB), na tentativa de melhorar seus desempenho junto aos ao eleitorado conservador, trouxe essa semana o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o resultado da visita do capitão reacionário deve ser aferido nas próximas pesquisas. O eleitor do ex-presidente, no entanto, ainda olha com certa desconfiança para o candidato.
Wellington do Curso (Novo), Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade), embora tenham intensificado suas campanhas e imposto nova dinâmica realizando bandeiraços, caminhadas, carreatas não conseguem melhorar suas performances e continuam sem incomodar sequer o segundo colocado, muito menos mostram força para reverter o quadro. Já Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) estão na disputa apenas para marcar posições de seus partidos.
Sem direito a participar do horário gratuito no Rádio e na TV, que poderia ser um instrumento a mais para mobilização de suas campanhas, os candidatos Yglésio e Wellington estão limitados à internet, o que não tem sido suficiente para coloca-los no jogo que entra em sua reta final.
A disputa pelo comando da prefeitura que já começou polarizada desde a pré-campanha entre Braide e Duarte faltando apenas dez dias para a eleição continua com um cenário inalterado. O prefeito caminha a passos largos para renovar o mandato, mas sem clima de já ganhou, enquanto Duarte mantém a esperança de crescimento e de levar a decisão do pleito para o segundo turno.
As próximas sondagens indicarão o que pode acontecer na votação de 6 de outubro.
0 Comentários