Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Caema intensifica despoluição e melhora qualidade da água em pontos turísticos da capital

orlaO Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), está próximo de realizar um sonho antigo da população: a despoluição das águas da orla. Periodicamente, a Caema vem realizando o monitoramento da qualidade das águas da Lagoa da Jansen e do Rio Pimenta, locais onde o trabalho de despoluição já começou, e constatou que o nível de coliformes fecais nas águas melhorou consideravelmente nos últimos meses.

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) n° 274/2000, o valor de coliformes fecais máximo permitido é de 2.500/100ml de água.  Na Lagoa da Jansen a primeira coleta foi feita no dia 20 de novembro de 2015 e foi constatado que o número de coliformes termotolerantes (UFC/100ml) era maior que 2.500, sendo classificado, na ocasião, como “acima do valor máximo permitido”.

Uma nova coleta foi feita no dia 25 de fevereiro de 2016, e desta vez, o número de coliformes termotolerantes (UFC/100ml) foi de 730, sendo possível a classificação da água como “dentro do valor máximo permitido”.

Já no Rio Pimenta, a coleta feita no dia 20 de novembro de 2015 também constatou que o número de coliformes termotolerantes (UFC/100ml) era maior que 2.500, sendo, também, classificado, na ocasião, como “acima do valor máximo permitido”. Na coleta feita em 25 de fevereiro de 2016, o número de coliformes termotolerantes (UFC/100ml) foi de 590, sendo possível a classificação da água como “dentro do valor máximo permitido”.

“O número de coliformes termotolerantes é um indicador de poluição. Com o início da retirada dos pontos de esgoto da Lagoa da Jansen e já 95% dos pontos de esgoto retirados do Rio Pimenta, podemos ver uma mudança drástica no quadro da água local, dentro dos padrões da Resolução Conama. Isso é claramente uma melhoria da qualidade da água e, consequentemente, para a população”, explicou Laís de Moraes Rego Silva, gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caema.

“Melhorar a qualidade da água é uma prioridade do governo Flávio Dino. A Caema tem reunido esforços para garantir que isso se concretize. Através do programa ‘Mais Saneamento’, lançado no ano passado, estamos despoluindo o Rio Pimenta e o Rio Claro, obras já em fase final. A licitação para as obras de despoluição do Rio Calhau será lançada em alguns meses e já está em andamento a segunda etapa das obras de despoluição da Lagoa da Jansen, que vai retirar do local os 15 pontos de esgoto que ainda restam. Essas obras devolverão à população pontos importantes da cidade que estavam há muito sendo deixados de lado e que agora poderão ser, novamente, locais para prática de esporte e lazer”, considerou Davi Telles, diretor-presidente da Caema.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

Mais Lidas

Conversas não avançam e unidade do grupo governista está cada vez mais distante
Com apoio de 17 vereadores Paulo Victor é favorito na eleição para presidência da Câmara
Novo Código Eleitoral será tema de semináro ministrado pelo deputado Rubens Jr.
Artigo do governador – São Luís: a capital de todos os maranhenses
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz