Conforme já era especulado desde que desistiu de tentar mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Othelino Neto (PCdoB) foi confirmado ontem pelo governador Carlos Brandão (PSB) como novo secretário-chefe da Representação do Maranhão em Brasília e tomará posse no próximo sábado (4) durante solenidade marcada para o Centro de Convenções na cidade de Imperatriz.
As especulações em torno do deputado do PCdoB começaram a partir do momento em que o presidente Lula convocou o senador eleito Flávio Dino (PSB) para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deixando a cadeira para a esposa do parlamentar e primeira suplente Ana Paula Lobato (PSB), ex-prefeita de Pinheiro, que está no exercício do mandato, o que levou Othelino a se mudar praticamente para Brasília desde a eleição da atual presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).
Nas diversas tuitadas desta terça-feira (28), o governador confirmou o que já era tido como favas contadas e dependia apenas da aceitação do deputado, porém surpreendeu ao anunciar Vinícius Ferro para o Planejamento, pasta até então comandada por Luís Fernando Silva, considerado do núcleo duro do governo, Adriano Sarney (PV) para a MOB e trocar Paulo Matos (Cidadania) por Socorro Araújo na Secretaria de Turismo. Indicado pelo partido Cidadania para a Pasta quando Brandão substituiu Dino no governo, Matos perdeu força após a senadora Eliziane Gama ter mudado para o PSD.
Ao todos foram dez novos secretário anunciados, alguns inclusive já eram tido como certo na equipe, a exemplo do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), na secretaria de Cultura e do experiente jornalista Sérgio Macedo na Comunicação. Por outro lado manteve a atual secretária de Cidades Joslene Rodrigues (PCdoB), numa clara demonstração de que mantém aliança sólida com os comunistas. Joslene é esposa do deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry.
Se por um lado não surpreendeu a confirmado nomes que já vinham sendo especulado nos bastidores para compor o time de primeiro escalão, por outro deixou perplexo alguns que apostavam na recondução do ex-prefeito de São José de Ribamar Luís Fernando Silva na SEPLAN. Fernando foi substituído por Vinícius Ferro. A menos que ele seja realocado para outra secretaria mais próxima ainda do governador, a exemplo da Casa Civil, ficará no ar os reais motivos que o levaram a perder espaço sendo ele considerado do núcleo duro do governo.
E como ainda restam pastas importantes para serem ocupadas, esta quarta-feira promete e todas as atenções da classe políticas estarão voltadas para as mensagens anunciando novos nomes que vão compor a equipe. Pode haver surpresa, a exemplo do que foi a queda de Ted Lado na vistosa Empresa Maranhense de Administração Portuária. Gilberto Lins Neto passa a comandar a cobiçada Emap.
0 Comentários