O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD), em vídeo postado nas redes sociais nesta tarde de segunda-feira (17) jogou duro contra os empresários dos transportes coletivos e anunciou que estará encaminhando à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a prefeitura a usar o dinheiro que seria usado para subsidiar as empresários de ônibus para pagar corrida por aplicativo para a população.
Ao tomar conhecimento da fala do prefeito, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB) também gravou vídeo para anunciar que na hora que o projeto do prefeito chegar será pautado com prioridade “para que agente encontre o melhor caminho para a cidade”.
“Essa greve que nossa cidade está vivendo não é dos rodoviários, é dos empresários de ônibus. Ao longo de vários anos, esses empresários foram acostumados a usar os trabalhadores para deixar a população sem transporte e com isso forçar o município a autorizar um aumento abusivo nas passagens. Dessa vez os empresários disseram que as passagens teria que aumentar para 7 reais, algo que não aceitarei”, disse o prefeito.
Braide esclareceu que somente ano passado a prefeitura repassou às empresas de ônibus 89 milhões de subsídio para que os serviços melhorassem, mas que desta vez será diferente. “Se os empresários acham que, paralisando os ônibus iriam prejudicar a população, eles estão enganados. Estou encaminhando agora um projeto de lei à Câmara Municipal que autorize a prefeitura a pagar corrida por aplicativo para a população enquanto os ônibus não voltarem a rodar, ou seja, vamos usar o dinheiro que era para os empresários este ano para pagar o seu transporte enquanto durar a greve”.
O prefeito adiantou que o projeto de lei que será enviado à Câmara autoriza ainda a abertura de um novo processo de licitação do sistema de transporte público para substituição das empresas de ônibus. “Se os vereadores aprovarem amanhã o projeto de lei da forma original, amanhã a prefeitura já inicia os procedimentos para operacionalizar o pagamento das corridas”. Braide se comprometeu a manter a população sobre quando as corridas estarão liberadas, caso a Câmara aprove o que está sendo proposto.
0 Comentários