Para o deputado Federal Bira do Pindaré (PSB), o presidente Jair Bolsonaro quer acabar com a democracia nas universidades públicas e institutos federais ao editar Medida Provisória dando poderes para o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear reitores biônicos.
“Bolsonaro quer acabar com a democracia nas universidades públicas e institutos federais, Com uma canetada, editou MP que autoriza nomeação de reitores biônicos. Aproveito mais uma vez a pandemia para passar a “boiada”. Lutaremos”, postou o parlamentar socialista em sua página no Twitter.
A Medida Provisória questionada por Bira do Pindaré foi publicada nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial da União, e já está em vigor. O texto precisa ser aprovado pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.
Sobre o assunto, o senador Handolfe Rodrigues informou em sua página na rede social que apresentará no Senado, nesta quarta-feira (10), requerimento pedindo que o presidente Davi Alcolumbre “devolva a MP 979, medida absurda que fere a autonomia universitária e é inconstitucional, pois foi editada na mesma sessão legislativa”.
A MP que permite ao ministro da Educação escolher reitores temporários das universidades e institutos, na avaliação de Bira do Pindaré, é mais uma manifestação de autoritarismo do presidente Bolsonaro.
0 Comentários