Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Avança São Luís: prefeito Edivaldo vai construir dois restaurantes populares

Equipamentos beneficiarão mais de 50 mil beneficiados por mês com alimentação e serviços.
Restaurantes populares construídos pela gestão Edivaldo
beneficiarão mais de 50 mil pessoas por mês 
A população de São Luís será beneficiada com a construção de dois restaurantes populares, nos bairros Ivar Saldanha e no Centro Histórico, que juntos terão capacidade para 2.200 refeições diárias. Serão mais de 30 bairros neste entorno atendidos pelo programa e mais de 50 mil beneficiados por mês com alimentação e serviços. O projeto faz parte do Programa Avança São Luís, lançado no início deste mês pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que prevê programas sociais para proporcionar melhor condição de vida à população ludovicense.
O restaurante popular é destinado a pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar, assim como trabalhadores de pequeno orçamento familiar. “O objetivo é garantir à população em situação de insegurança alimentar e nutricional o acesso a alimentos de qualidade, além de promover a inclusão social”, destacou a secretária de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro. 
Os restaurantes têm como meta promover estratégias de desenvolvimento local e de apoio à agricultura familiar. O foco está na segurança alimentar e nutricional dos atendidos com fins à melhoria dos hábitos alimentares e o combate ao desperdício. Estes serão os dois primeiros restaurantes populares municipais. Os espaços se somarão ao programa das cozinhas escolas comunitárias da Vila Cascavel; e do eixo Itaqui-Bacanga e Zona Rural, ambas em fase de projeto.
A servente Maria do Socorro Pereira, 35 anos, diz esperar que os restaurantes venham a beneficiar quem precisa. “Acho que escolheram os locais certos e espero que muitas pessoas, assim como eu, possam utilizar os serviços”, disse ela, que trabalha no Centro da cidade. “O importante é que as pessoas que realmente necessitam terão essas opções para obterem uma alimentação mais adequada”, destacou a coordenadora do Banco de Alimentos da Semsa, Adriana Pestana. Para ela, a construção destes dois equipamentos nos bairros escolhidos é uma conquista à população. “O município ganha com esse programa”, acrescentou.
A estrutura inclui refeitório (distribuição), bilheteria, cozinha, recepção, banheiros, armazenamento, pré-preparo, preparo (cocção), cujas atividades estarão sob coordenação de nutricionistas. A preparação dos alimentos irá priorizar produtos regionais. O recurso para construção destes equipamentos consta do montante de R$ 8 milhões, destinado pelo Plano Plurianual (PPA) 2014-2017, que inclui ainda outros equipamentos como as cozinhas comunitárias e Banco de Alimentos. 
A proposta é que os restaurantes sirvam de espaço para desenvolver ações comunitárias, estimular o cooperativismo, a promoção da saúde e a educação alimentar. Estão inclusas atividades como palestras e oficinas sobre nutrição, aproveitamento de sobras de alimentos; campanhas educativas; ações culturais e de socialização, além de reuniões da comunidade.
CADASTRAMENTO
A Prefeitura de São Luís, por meio da Semsa, já promove o mapeamento das condições sociais das áreas e o trabalho de cadastramento inicia em janeiro do próximo ano e priorizará pessoas em situação de rua, dependentes químicos, idosos, portadores de deficiência e trabalhadores do comércio. A escolha dos bairros segue o projeto do programa de instalação deste equipamento – áreas de grande movimentação de pessoas e de fácil acesso. O Restaurante Popular é parte de uma rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), que tem como objetivo a garantia do direito humano à alimentação adequada. São servidas refeições saudáveis e equilibradas de acordo com norma nutricional.
EM NÚMEROS
8 milhões é o recurso destinado pelo PPA para construção de equipamentos

5 mil beneficiados por dia pelos restaurantes com alimentação e serviços

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Rádio

Rádio Timbira Ao Vivo

Buscar

Mais Lidas

Apoiadores de Rubens Junior dão largada da campanha com grande carreata no domingo (27)
"Nossa militância está pronta para ir às ruas e fazer uma campanha alegre e vibrante, que é a marca das campanhas do PT", diz Honorato
“Irresponsável e oportunista”, diz Márcio Jerry sobre Braide reforçar clima de violência
PROS vai representar Instituto Emet por pesquisa tendenciosa
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz