Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

André Fufuca constrói candidatura ao Senado

O que já era especulado nos bastidores da política local, o ministro do Esporte e presidente estadual do PP, deputado federal licenciado André Fufuca, deixou claro em entrevista à Rádio Mirante News nesta segunda-feira (4): constrói sua candidatura ao Senado em 2026, quando estará em disputa as duas cadeira ocupadas atualmente pelos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD).

“Eu acredito muito que a vontade de Deus sempre será feita, então eu deixo na mão de Deus. Porém, a construção de um projeto depende da gente, eu trabalho muito para que a gente possa construir um projeto majoritário dentro do Progressistas. Se for da vontade de Deus que seja feita, se for da vontade dos nossos amigos, dos nossos aliados, das pessoas que caminham conosco, que seja feita essa vontade”.

A declaração do ministro jogou luz sobre a construção do projeto majoritário do PP para 2026, que vem sendo trabalhado com competência interna e externamente. Internamente seus aliados apoiam as articulações do líder maior do PP no estado e seguem fielmente seus passos, a exemplo dos 30 prefeitos eleitos pelo partido que, seguindo sua orientação, declararam apoio ao prefeito eleito de Bacabal, deputado estadual Roberto Costa (MDB) para presidência da Famem (Federação dos Municípios do Maranhão).

Com a clara sinalização do ministro de que pretende disputar o Senado não está descartada a possibilidade de uma dobradinha com o governador Carlos Brandão (PSB), caso o chefe do Executivo estadual resolva entregar o governo para o vice Felipe Camarão (PT) tentar a reeleição. Até o momento, Brandão não anunciou se pretende ficar até a conclusão do mandato para tentar eleger um sucessor de sua preferência ou concorrerá ao Senado sendo o nome mais forte.

Como o partido de André Fufuca pertence a base de sustentação do governo estadual e a boa relação que tem com o governador nada impede que eles estejam juntos na corrida ao Senado, que promete ser renhida, se não a mais difícil por conta dos dois senadores que estão no exercício do mandato e que vão tentar a reeleição, Eliziane Gama e Weverton Rocha.

Eliziane faz um mandato brilhante, merecedor de elogios até do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e tenta viabilizar sua candidatura à presidência do Senado e do Congresso Nacional, mas jogo político local, sem a presença de Flávio Dino, hoje ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), terá muita dificuldade em manter o mandato, segundo avaliam analistas atentos as movimentações nos bastidores.

Já o senador Weverton Rocha, que teria preferência do presidente Lula saiu muito enfraquecido da eleição municipal, seu partido conseguiu eleger apenas dezenove prefeitos num estado com 217 municípios também estaria seriamente ameaçado de perder o mandato, resta saber se ele terá força para reverter o quadro após perder municípios importantes, a exemplo de Timon, Balsas e Pinheiro.

Muita água ainda vai rolar por debaixo dessa ponte, mas uma coisa é certa: uma dobradinha Brandão/Fufuca é um séria ameaça aos mandatos de Weverton e Eliziane.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz