Com a posse de Flávio Dino no STF, a agora senadora efetiva Ana Paula Lobato (PSB-MA) é só alegria: tem permanência garantida no Senado da República até 2030 e pode vir a se constituir em nova liderança do estado, tudo vai depender do tamanho que ela der ao mandato, pois as condições a Casa oferece. Dino, por exemplo, mesmo passando muito pouco tempo no mandato, se notabilizou pelo preparo intelectual, pela defesa intransigente do governo Lula e do estado democrático de direito.
Outro bom exemplo é a senadora Eliziane Gama (PSD) que cresceu muito no mandato, tendo papel de destaque na relatoria da CPI do Golpe, quando pediu o indiciamento de todos os envolvidos na tentativa fracassada de derrubar o governo Lula, inclusive os militares, ou seja, teve uma atuação que chamou atenção da mídia do país e, com certeza, dos seus conterrâneos do Maranhão
Eleito senador mais votados da história do Maranhão, Dino passou pouco tempo na Câmara Alta do Congresso Nacional, mas ainda assim deu sua contribuição apresentando nos últimos dias como político partidário alguns projetos de lei e a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com a imoralidade de juízes que comentem crimes serem premiados com aposentadoria compulsória.
Cabe agora à senadora Ana Paula manter a mesma pegada, pois tem a responsabilidade de substituir um dos políticos mais preparados do país. A ex-vice-prefeita de Pinheiro, diga de passagem, com suas posições firmes em defesa da mulher, da saúde pública, do estado democrático de direito, entre outros temas, não tem decepcionado.
Apesar de ser a mais jovem senadora, Ana Paula tem participado dos grandes debates, tem a seu lado o esposo, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), um dos grandes políticos desta nova geração, com fama de articulador e que muito deve contribuir para que ela tenha uma atuação eficiente.
Ana Paula pertence a uma família de políticos e antes de ser convidada para ser primeira suplente de Flávio Dino, numa articulação que passou pela declaração de apoio do ex-presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto à reeleição do governador Carlos Brandão em 2022, foi eleita vice-prefeita do município de Pinheiro em 2020, vindo assumir o cargo de prefeita quando Luciano Genésio (PP) foi afastado por suspeita de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Com a ascensão definitiva de Ana Paula, o Maranhão passa a contar oficialmente com duas senadora, algo inédito na política do estado.
0 Comentários