O quadro era grave, quase terminal. Mas, nove meses de intensivas doses de honestidade, transparência, zelo com os recursos públicos e respeito aos cidadãos, a saúde do Maranhão começa a dar sinais de recuperação.
O processo seletivo lançado pelo governo do Estado para contratação de profissionais da saúde é mais um passo importante para consolidar a mudança de prioridade no sistema.
Medidas moralizadoras e saneadoras adotadas pelo governador Flávio Dino estabilizaram o quadro agudo que caminhava para falência múltipla da saúde pública do estado.
Primeiro, o inédito concurso para contratação de OSCIPs e OSs estancou a sangria de recursos públicos. Os milhões economizados oxigenam a retomada do projeto dos hospitais regionais de urgência e emergência, idealizado pelo ex-governador Jackson Lago e preterido por aqueles que encontraram na construção de pequenos hospitais a fórmula para sangrar os cofres públicos.
A criação da Força Estadual de Saúde é a receita apresentada pelo governo para garantir atenção básica e prevenir doenças que superlotam os hospitais como o diabetes, pressão alta, hanseniase, entre outras.
Ao passo em que melhora a saúde da população, o governo otimiza recursos. Cada real investido na saúde preventiva equivale a 4 reais economizados no tratamento de pacientes.
A estruturação da Emserh (Empresa Maranhense Saúde e Recursos Humanos) é parte do tratamento eficaz e que se espera duradouro em que o Estado proporcionará atendimento humanizado sem ter que recorrer à onerosa indústria das terceirizações.
A saúde do Maranhão ainda inspira cuidados é fato, mas é inegável que saiu do quadro grave em que se encontrava. Agora, estabilizada espera-se a evolução segura até que não paire mais qualquer ameaça à saúde dos maranhenses.
Melhor para aqueles que mais precisam. Já aqueles que tanto lucraram com o sofrimento de nossa gente seguirão gritando de dor por não mais poderem enriquecer às custas da vida de nosso povo.
0 Comentários