
Rodrigo Lago, secretário de Transparência e Controle
Com o tema ‘Trapacear não é brincadeira’, as Secretarias de Estado de Transparência e Controle (STC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizarão na próxima quarta-feira (7) evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção na quadra de esportes da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema)
O evento iniciará às 9 horas. Estarão presentes alunos e professores das Unidades Plenas e Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de São Luís, além dos servidores das STC e Secti e autoridades dos órgãos de controle interno e externo.
A programação conta com a apresentação dos alunos do Grupo Artístico Maria Aragão (Gamar), da Unidade Integrada Maria José Aragão, com o espetáculo “Só uma besteirinha”. Em seguida, acontecerá o Show de Talentos do Iema e Liceu Maranhense. A programação conta também com intervenção artística da peça Pão com Ovo e o Stiletto do Estúdio de Dança Luzia Aureliano. Na ocasião, também serão premiados os trabalhos vencedores do Concurso Dia Internacional Contra a Corrupção nas categorias folder, curta-metragem e fotografia.
O evento tem apoio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Turismo e Cultura (Sectur), da Rede de Controle e Gestão Pública do Maranhão e da Associação dos Auditores do Estado do Maranhão (Audima).
Dia Internacional Contra a Corrupção – A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como Dia Internacional Contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.
0 Comentários