Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Tempo começa afunilar para Brandão decidir se fica ou sai para concorrer ao Senado

O tempo começa esgotar para o governador Carlos Brandão (sem partido) decidir se fica até o final do mandato para tentar fazer o sucessor de sua referência ou se passa o comando do estado para o vice-governador Felipe Camarão (PT) para se candidatar ao Senado.

O prazo limite de desincompatibilização para quem ocupa cargo público e vai disputar mandato eletivo em outubro próximo expira dia cinco de abril e existe muita expectativa quanto a decisão que o governador irá tomar, pois, de acordo com seu posicionamento, muita coisa pode mudar ou não no cenário político estadual.

Carlos Brandão passou o ano de 2025 dando entender em suas declarações que permaneceria até o último dia do seu mandato, surpreendeu no início deste ano ao afirmar que pretende ouvir um colegiado sobre a caminho a seguir, colocando em dúvida o projeto político de fazer o sobrinho Orleans Brandão (MDB) seu sucessor.

Num encontro que teve com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ano passado para tratar questões relacionadas às eleições deste ano no Maranhão, Lula solicitou que ele concorresse ao Senado, abrindo assim para o vice-governador Felipe Camarão (PT) concorrer à reeleição. Foi sugerido ainda o consenso em torno do ministro do Esporte André Fufuca, mas as propostas foram recusadas pelo interlocutor maranhense.

O governador resolveu apostar na pré-candidatura do sobrinho e lhe ofereceu todas as condições para se viabilizar eleitoralmente, colocando-o a frente de todos os atos do governo, entre as quais entregas de obras e assinaturas de ordens de serviços onde não faltaram discursos e manifestações de apoio à candidatura de Orleans.

E quando todos imaginavam que o martelo estava batido e que a decisão de permanecer no cargo e trabalhar pela eleição do sobrinho era definitiva, o chefe do Executivo surpreendeu ao afirmar que ainda vai reunir o colegiado para tomar a decisão coletiva, ou seja, o governador pode atender o pedido do presidente Lula e ter uma eleição tranquila para o Senado e entregar a faixa para Camarão. Tudo vai depender dos conselhos que pretende ouvir.

Seja qual for a decisão do governador, é fato que ele terá que tomar até início de abril. O tempo correr contra, mas ainda dá para refletir, pensar no futuro e na real possibilidade de sucesso de sua aposta. Brandão está diante de um dilema: manter a candidatura do sobrinho e ficar sem mandato ou desincompatibilizar e ter garantido um mandato de senador.

As pesquisas apontam Brandão como franco favoritos para conquistar uma das duas cadeiras que estarão em disputa para a Câmara Alta do Congresso Nacional. Já Orleans, seu pré-candidato ao governo, não tem tido os mesmo desempenho, principalmente nas sondagens espontâneas.

A bola está com o governador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz