Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Implosão do grupo governista abre caminho para Eduardo Braide

O racha definitivo na aliança que chegou ao poder em 2014 e assumiu o comando do estado em janeiro de 2015 com Flávio Dino comandando uma festa apoteótica da sacada do Palácio dos Leões para anunciar uma nova era no “Maranhão de Todos Nós”, que deixava de ser propriedade do grupo Sarney, que mandou e desmandou ao longo de quase cinco décadas, abre caminho para o fortalecimento da pré-candidatura do prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD).

Políticos bem próximos ao chefe do Executivo da capital ouvidos pelo blog do Jorge Vieira confirmam que Braide, líder nas pesquisas para o governo do estado, aguardava apena o desenrolar da crise no grupo governista para tomar a decisão de trocar o Palácio de La Ravardiere pelo Palácio dos Leões. O projeto já estaria praticamente definido, mas por questões de estratégia somente deverá ser oficializado no início de 2026, no prazo limite para desincompatibilização.

A crise que abalou profundamente a estrutura da base de sustentação política do presidente Luís Inácio Lula da Silva no Maranhão, provocada, segundo veio a público por um grupo de deputados, por não cumprimento de acordos firmado durante a composição da chapa em 2022 quando Carlos Brandão foi confirmado como candidato, deixou completamente vulnerável os dois pré-candidatos: Felipe Camarão (PT) e Orleans Brandão (MDB). Unido, o grupo seria imbatível, rachado presa fácil.

Segundo chegou ao conhecimento do blog, caso houvesse a pacificação na aliança governista, com Brandão entregando o comando do Estado para Felipe Camarão disputar a reeleição com o apoio de todas base e com o presidente Lula no palanque, Braide cumpriria todo seu mandato, pois avaliaria que não teria a menor condições de enfrentar duas máquinas poderosas.

Como se confirmou o que já era esperado: o aprofundamento da crise após com a divulgação de áudios gravados de forma clandestina de deputados ligados ao ex-governador Flávio Dino pressionando para cumprimento de acordos políticos, o que provocou um distanciamento ainda maior entre apoiadores do governador Carlos Brandão dos aliados do atual ministro dos Supremo Tribunal Federal, a conjuntura tomou novo rumo.

Segundo as mesmas fontes, Braide aguarda o melhor momento para anunciar sua participação na corrida ao Palácio dos Leões, avalia que não teria nada a ganhar tomando esta decisão agora, a não ser uma enxurrada de críticas de potenciais adversários, algo que prefere encarar ao longo da campanha.

O fato é que o desfecho da briga que culminou com a implosão do grupo palaciano pode ter jogados pelos ares a possibilidade de sucesso das pré-candidaturas de Orleans, sobrinho do governador, e Felipe Camarão, afilhado político de Dino. E era tudo que Braide desejava antes de decidir entregar o comando da capital para a vice Esmênia Miranda e enfrentar o desafio de concorrer ao governo do Estado.

Resta saber se conseguirá forma grupo para lhe acompanhar nessa arrojada empreitada.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz