Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

PT só deve lançar candidato onde tiver reais condições, defende Augusto Lobato

Augusto Lobato, membro do Diretório Nacional do PT, militante da corrente Socialismo em Construção, em conversa com o titular deste blog falou sobre algumas teses que estarão em discussão na Conferência Eleitoral nacional do partido que vai discutir sobre tática eleitoral para as eleições de 2024 e que serão fundamentais para montagem de cenários visando o pleito de 2026 quando estará em jogo a reeleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

No entendimento da tendência de Lobato, as próximas eleições serão fundamentais para o fortalecer e ampliar espaços do PT lançando candidaturas onde o partido tiver reais condições ou compondo com legendas que estiveram no palanque de Lula no primeiro turno da eleição presidencial de 2022. O dirigente nacional petista, por exemplo, defende que em São Luís o partido não apresente nome próprio para concorrer à prefeitura.

“A definição das nossas táticas eleitorais deve considerar nossos parceiros programáticos, nossos parceiros da esquerda, as forças políticas do campo democrático e popular, e aquelas que compõem ou expressam alinhamento ao nosso governo nacionalmente e no âmbito local, priorizando alianças programáticas, levando em conta as realidades locais e regionais, as construções e diálogos existentes, bem como as últimas experiências eleitorais em cada município”, defende a tese da Construindo o Socialismo.

Lobato e sua corrente entendem que as candidaturas próprias serão estratégicas para o debate político local, para a disputa de narrativa, com visibilidade, presença e força nos territórios, nos meios de comunicação e nas redes sociais e neste sentido, deve fazer um esforço para garantir candidaturas do PT nas eleições das capitais onde existam lideranças despontando em pesquisas e/ou nas capitais que tenham obtido vitórias ou votações significativas nos últimos pleitos, possibilitando condições reais de disputa. São Luís não se enquadra nessa avaliação.

“A definição das nossas táticas eleitorais deve considerar nossos parceiros programáticos, nossos parceiros da esquerda, as forças políticas do campo democrático e popular, e aquelas que compõem ou expressam alinhamento ao nosso governo nacionalmente e no âmbito local, priorizando alianças programáticas, levando em conta as realidades locais e regionais, as construções e diálogos existentes, bem como as últimas experiências eleitorais em cada município”.

Lobato defende também que o PT deve primar por sinalizar à sociedade o compromisso com o futuro, a partir do fortalecimento de novos quadros e de novas lideranças políticas, criando condições para uma corajosa transição geracional, de gênero e de raça nas nossas representações.

Para o dirigente petista, isso implica orientar a constituição de chapas proporcionais que sejam representativas da diversidade da construção do nosso partido, com a manutenção de políticas afirmativas relacionadas especialmente às mulheres, à população negra, além da juventude, da população LGBTQIA+ e dos povos originários.

“Independente da Legislação Eleitoral que deverá sofrer alterações no próximo período, o PT não pode abdicar de seu compromisso efetivo com as políticas afirmativas que foram exitosas e efetivas nos últimos pleitos ampliando as bancadas do PT de mulheres, jovens, negras e negros e LGBTQIA+”, diz a corrente de Lobato.

“Devemos fazer o debate fraternal com os demais partidos da nossa Federação, reconhecendo suas lideranças e potencialidades, sem que haja comprometimento das reais potencialidades do nosso partido e de nossas lideranças no âmbito local, bem como acertarmos uma composição de chapas proporcionais que não sejam artificiais”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz