A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), iniciou nesta segunda-feira (16) uma ampla programação especial do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – convencionado no Brasil em 18 de maio. O objetivo da mobilização é chamar a atenção da sociedade e engajá-la no combate a esta prática criminosa. Uma panfletagem nas imediações do CREAS Coroadinho deu início à programação organizada pela Prefeitura. A mobilização será realizada até 25 de maio.
Na quarta-feira (18), acontece uma caminhada articulada pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de São Luís. A concentração será na Praça Deodoro, às 15h, com percurso até a Praça Maria Aragão. O comitê é formado pelos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da Assistência Social e Da Condição Feminina.
COMBATE – A secretária municipal de Assistência Social, Andrea Lauande, destaca que enfrentar este problema é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo. “A programação é específica no mês de maio, mas ao longo do ano reforçamos a necessidade de discutir este tema, principalmente entre o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde trabalhamos a prevenção e incentivamos a não terem medo de denunciar”, disse ela.
Para fomentar o combate e mobilizar as pessoas, a Semcas promove ações que passam por palestras, caminhadas, panfletagem, cortejo circense e exibição de vídeos sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades são executadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros Especializados de Referência de Assistência Social (Creas).
Que isso incentive as pessoas a denunciarem essas ações criminosas! A semcas faz um trabalho muito bom com essas comunidades.