
Prefeitura de São Luís investe na educação de alunos com deficiência
Proporcionar aos estudantes da Educação Especial um ambiente adequado de aprendizagem é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo, que tem investido em materiais didáticos e pedagógicos, e na adequação e ampliação de espaços que facilitem e promovam a inclusão das pessoas com deficiência. Paralelamente, aumentou a oferta de cursos aos professores da rede na área da Educação Especial, implantou o Núcleo de Produção Braile, e, este ano, criou a Escola Municipal Integral Bilíngue Libras/Língua Portuguesa Escrita.
As ações da Prefeitura nesta área são desenvolvidas pela Superintendência de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que nos últimos dois anos implantou cerca de 60 novas salas de recursos em escolas da rede, que atendem estudantes com algum tipo de deficiência, e promoveu a formação de aproximadamente 1.300 professores em cursos de Braile, Libras, Soroban, Educação Física Inclusiva e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Mais recentemente criou o Curso de Extensão sobre Autismo, de Libras/Intermediário e de Altas Habilidades/Superdotação.
Moacir Feitosa, titular da Semed, diz que cada uma dessas ações têm por objetivo garantir um atendimento adequado aos estudantes da área de Educação Especial matriculados nas escolas do município. Inclusive, lembrou das recentes discussões feitas com o Ministério Público e entidades representativas das pessoas com deficiência para a criação de cargos e contratação de profissionais capacitados para trabalhar com estudantes deficientes, como intérpretes de Libras, cuidadores e transcritores de Braile. “Avançar com a inclusão é cumprir com as metas dos planos Nacional e Municipal de Educação e contribuir para universalizar o acesso à escolaridade”, observou o educador Moacir Feitosa.
Todo esse trabalho, bem como a sua divulgação, tem chamado a atenção não só dos professores da rede municipal, mas de outras instituições, e até mesmo de outros profissionais e autônomos, pessoas de comunidades rurais e urbanas de São Luís, que procuram os cursos oferecidos pela Prefeitura de São Luís, não somente para o seu trabalho, mas para aprender a lidar com pessoas da família com deficiência, ou mesmo para expandir o seu leque de atuação, pensando nas necessidades cada dia mais latentes de inclusão demandadas pela sociedade.
APRENDIZADO
Thyerlem Tayharra Ferreira Coelho, de 21 anos, moradora do bairro São Francisco, é uma dessas pessoas, que ainda no Ensino Médio, aos 16 anos – na época era estudantes de uma escola pública federal – percebeu a necessidade de aprender Braile para ajudar alguns colegas de sala de aula, que eram cegos. “Eu tinha um professor que também era cego, e ele utilizava muito uma sala de recursos da escola, para transcrever textos escritos de Português para Braile, para ensinar os alunos cegos. Então, eu me ofereci para ajudá-lo, e de lá pra cá não parei”, conta a jovem, que trabalha como transcritora na Associação de Cegos. Mas ela quer mesmo é ser professora de crianças com deficiência. Para isso, fez um curso de Libras no ano passado e já começou o curso de Pedagogia.
O dia a dia também fez com que a pedagoga Elizabeth dos Santos Pinheiro, professora da rede municipal desde 2002, procurasse os cursos oferecidos pela Prefeitura de São Luís. “Depois que entrei para rede, passei a admirar o trabalho feito pelas professoras das salas de recursos e mesmo das salas regulares que tinham alunos com deficiência, cegos, surdos ou com baixa visão. E teve um momento em que eu precisei lidar com esses alunos: precisava fazer Braile, e por isso estou hoje em sala de aula, estudando, para atender às necessidades dos meus alunos”, assinala a educadora, que leciona nas Unidades de Educação Básica Sofhia Silva, para a Educação Infantil, e no Maria Alice Coutinho, para alunos de 6 anos, da Alfabetização.
Muito importante que TODOS sejam incluidos na educacao, independente de condicao social, psicologica, mental.. todos sao seres humanos. A prefeitura esta fazendo um papel muito destacavel.