
Humanização de atendimento no Socorrão I ganha destaque na tribuna da Assembleia
Os deputados Othelino Neto (PCdoB) e Edivaldo Holanda (PTC) destacaram, na sessão desta segunda-feira (02), a inciativa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em transferir todos os pacientes do Socorrão I – que estavam em macas e nos corredores – para a Santa Casa. “É claro que isso deveria ter acontecido há muito tempo, mas nem por isso poderíamos deixar de fazer referência a este avanço que humaniza mais o atendimento naquela unidade de saúde”, observou Othelino.
Edivaldo Holanda leu um editorial do Jornal Pequeno onde é reconhecido o esforço sobre-humano do prefeito para humanizar a saúde dentro da realidade financeira do município, da distribuição do SUS, que é uma distribuição que não alcança a necessidade da saúde, sobretudo, na ponta que administra, que são os municípios brasileiros. Os avanços na área da saúde pública também já haviam sido abordados pelos deputados Stênio Resende (DEM) e Antonio Pereira (DEM), ambos médicos praticamente.

Maca zero recebe elogios de parlamentares
A transferência, que está acontecendo desde o final de semana, segundo Othelino foi possível por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Luís e a Santa Casa com a aquisição de 60 leitos, que estão sendo utilizados não só para casos de urgência e emergência, mas para pacientes clínicos crônicos, que precisam ainda de cuidados.
“Não é apenas um ganho no aspecto de humanizar o atendimento, de fazer com que o paciente que precise do atendimento do Socorrão fique bem acomodado, melhor assistido, mas também vai permitir, ao passo em que resolve o problema da superlotação, que comprometia, no geral, a qualidade do atendimento, que o Socorrão cumpra mais sua finalidade específica que é o atendimento de urgência e emergência”, enfatizou Othelino Neto.
Segundo o deputado, o Socorrão I – que tem uma grande demanda – vai se tornar um hospital mais humanizado e irá qualificar o seu atendimento, além de possibilitar mais conforto aos pacientes. “É um avanço que merece o registro porque são dezenas de pessoas que ficavam numa situação difícil. Além de já estarem doentes, ainda ficavam mal acomodadas. E agora passaram a ficar num leito de hospital e também mais bem assistidos pelas equipes médicas”, comentou.
Othelino destacou também o fato do prefeito Edivaldo ter acompanhado pessoalmente a transferência dos pacientes, junto com a secretária Helena Duailibe, a quem também fez referências pelo trabalho que tem conseguido desenvolver para melhorar o atendimento público no município de São Luís, apesar da crise financeira.
0 Comentários