O prefeito Edivaldo se reuniu nesta quarta-feira (16) na Associação Comercial do Maranhão (ACM) com representantes da classe empresarial da capital para fazer uma explanação das propostas do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís (Comdes). O conselho foi criado em 23 de setembro de 2013 pela Lei nº 5.799, no bojo do Projeto “Pacto por São Luís”, e, agora, está sendo efetivado pela Prefeitura.
A ideia nasceu da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), inspirada na experiência de Maringá, no estado do Paraná. Busca articular políticas e ações sobre temas relevantes para a cidade, isto é, a construção de uma agenda de desenvolvimento para São Luís.
“O conselho tem espaço para entidade de classe empresarial, sociedade civil organizada e poder público. A partir desta primeira reunião de apresentação vamos iniciar o diálogo entre a Seplan e as entidades de classe para formatar definitivamente o conselho com a nomeação de seus integrantes”, garantiu o prefeito Edivaldo.
O Comdes se propõe a debater a cidade e soluções para problemas, com participação conjunta do poder público municipal, entidades representativas da classe empresarial e da sociedade civil. “Nós sempre pregamos o diálogo. Este é mais um avanço neste sentido. Na verdade, será um conselho consultivo onde se construirá juntos as ideias para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da cidade”, explicou Edivaldo.
O secretário de Planejamento, José Cursino, apresentou o Comdes e destacou o significado estratégico de sua criação na possibilidade da participação da sociedade no processo, questionamento, pensamento e ação do desenvolvimento municipal. “É a própria incorporação da temática do desenvolvimento como centro da gestão municipal. Com uma série de iniciativas como o conselho estamos arquitetando uma modelagem administrativa e política voltada para o desenvolvimento”, afirmou Cursino.
Para a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, a importância do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social está em promover o estreitamento de relações entre a classe empresarial e a equipe de governo da Prefeitura. “Vamos ter um canal de comunicação mais próximo. E, assim, os empresários poderão levar suas demandas ao poder público municipal, discutindo pontos que poderão estar dificultando o desenvolvimento econômico da cidade”, disse Luzia.
0 Comentários