As mais novas pesquisas sobre a tendência do eleitorado, desta vez feitas pelos Institutos Vox Brasil e Opinião, publicadas nesta quinta-feira (2) para o Governo do Estado, reafirmam a liderança folgada do prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD), mesmo ele se mantendo em silêncio sobre sua participação no pleito.
Braide é franco favorito para substituir Carlos Brandão (ainda no PSB) no comando do estado a partir de janeiro de 2027 e este roteiro começa a ficar cada mais evidente a cada levantamento feito junto ao eleitorado, ao mesmo tempo em que mostra a incapacidade de reação da concorrência.
Na pesquisa Vox Brasil, o prefeito de São Luís aparece com 31,79%, seguido do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 25,41%. O secretário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão (MDB), tem 19,87% e o vice-governador Felipe Camarão (PT) 6,53%. Já 2,87% dos entrevistados disseram que votariam nulo ou em branco, enquanto 13,53% não souberam ou preferiram não responder.
Chama atenção nesta sondagem do Vox Brasil, que ouviu 978 eleitores em 35 municípios maranhenses, entre os dias 25 e 30 de setembro, com margem de erro é de 4,5% pontos, o fato do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes ocupar a segunda colocação, ultrapassando Orleans Brandão, sobrinho do governador, que tem usado toda a estrutura do governo para se promover.
Os números do Instituto Opinião também apontam a liderança do prefeito de São Luís, que pontua com 32,1. Neste levantamento, porém, Orleans Brandão aparece com 26,7%, ocupando a segunda colocação. O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, tem 10,8% e o vice-governador Felipe Camarão (PT) 8,2%. O levantamento foi realizado de 22 a 25 de setembro.
Os números das duas sondagens diferem apenas sobre o segundo colocado e seus percentuais, porém confirma o fosso que separa o prefeito de São Luís dos demais pré-candidatos, ainda que Braide não tenha dado o menor indicativo de que pretenda entregar o comando da prefeitura para concorrer ao Governo do Maranhão.
Se o prefeito de São Luís decidir concorrer ao mandando de governador, existe uma grade expectativa neste sentido, a tendência é a consolidação de sua liderança, já o candidato do governador, mesmo com todo aparato da máquina do estado colocado à sua disposição não consegue deslanchar, Lahésio Bonfim não consegue empolgar e Felipe Camarão continua sendo uma incógnita.
0 Comentários