Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Pesquisa INOP mostra polarização entre Braide e Orleans, mas fator Lula pode mudar cenário

A mais nova rodada de pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (INOP), contratada pelo Jornal Pequeno,  aponta uma disputa polarizada entre o secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB) e o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD), ainda que o chefe do poder Executivo municipal mantenha-se em silêncio sobre se pretende ou não participar da corrida ao Palácio dos Leões em 2026.

Pelos números divulgados pelo INOP, se a eleição para governador do Maranhão fosse hoje, Orleans teria 35,15% das intenções de voto, Eduardo Braide 33,9%, Lahesio Bonfim (Novo) 13,50% e Felipe Camarão (PT) 9,6%, ou seja, o pleito iria para um segundo turno entre Braide e Orleans, confirmando resultado de pesquisa anterior do próprio Instituto contratado pelo portal Imirante. Conforme o levantamento atual 7,75% ainda estão indecisos.

O cenário mostra o candidato do governador Carlos Brandão avançando junto ao eleitorado, o prefeito de São Luís mantendo seu percentual de preferência acima dos 30%, mesmo sem dar qualquer sinal de pretenda se desincompatibilizar do cargo para concorrer ao governo do estado, Lahesio perdendo terreno e um resistente Felipe Camarão, que enfrentando todo tipo de dificuldade e pressão para afasta-lo da disputa mantém seu percentual na casa dos 10% levando em consideração a margem de erro  da pesquisa.

Ainda é muito cedo para se ter uma visão mais clara sobre o cenário político para 2026; o jogo ainda está em sua fase preliminar, as candidaturas só serão oficializadas ano que vem, as alianças estão sua faz embrionária e, o mais importante, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição e o maior cabo eleitoral do estado ainda não definiu qual candidato receberá seu apoio. Caso o presidente decida apoiar a candidato do seu partido, Felipe Camarão, não restará dúvida que o cenário poderá ser outro.

Por enquanto a estratégia do governador Carlos Brandão permanecer no cargo, abrir mão de uma cadeira garantida no Senado para apostar na candidatura do sobrinho Orleans tem se mostrado eficaz. Sua permanência, ao que parece definitiva, tem sido fundamental para convencer prefeitos, deputados, vereadores , o senador Weverton Rocha (PDT) e lideranças políticas a abraçarem seu projeto de fazer o sucessor de sua preferência.

Resta saber, quando a campanha começar para valer, como reagirá o eleitor ao projeto familiar do chefe do Executivo estadual.

O INOP entrevistou 2.555 eleitores em 54 municípios, entre os dias 10 e 14 de novembro. O levantamento tem margem de erro de 2,2%pontos percentuais para mais ou para menos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz