Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Pacificação na base de Lula no Maranhão ficou praticamente impossível

Caso seja confirmada a informação da jornalista Carla Lima, portal Imirante, a tão esperada reunião do presidente Lula (PT) com o governador Carlos Brandão (sem partido) deve acontecer no final da tarde desta sexta-feira (31), em Brasília, para tratar sobre a possibilidade de pacificação na base de sustentação política do líder petista no Maranhão. O encontro está sendo aguardado com muita expectativa pela classe política por conta dos acontecimentos que sucederam a presença do presidente no Estado para entregar unidade habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Imperatriz.

Na sua última visita ao Maranhão, o presidente, diante da crise que abalou as bases da aliança costurada pelo ex-governador Flávio Dino em 2014, vencedora das três últimas eleições para o governo do Estado, em entrevista à TV Mirante, no início de outubro, prometeu reunir com o governador para tratar sobre a pacificação do grupo, algo que, segundo a jornalista Carla Lima, deve acontecer amanhã. O problema é que lá pra cá, o crise interna piorou após a publicação de vídeos gravados de forma clandestina, o que levou dirigentes do PCdoB e do PSB, dois dos principais partidos da aliança, a declararem rompimento oficial com o governo de Carlos Brandão.

Antes da entrevista de Lula, o clima já era muito tenso e fiou ainda mais tenso após vir a público declarações de aliados do ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, propondo que o governador resolvesse problema de Colinas (manutenção do apoio ao irmão do deputados Márcio Jerry (PCdoB) candidato a prefeito do município em 2024) em troca da liberação do processo que interrompeu a eleição de mais um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Após a declaração de Lula, o governador sugeriu que poderia renunciar para concorrer ao Senado desde que o vice-governador Felipe Camarão fizesse o mesmo. A ideia seria encontrar um terceiro nome, mas a proposta foi rejeitada de plano por Camarão e seus aliados. Segundo comentam nos bastidores da sucessão, esta sugestão deverá ser apresentada ao presidente Lula, mas sem esperança de que seja aceita. Brandão deverá ser persuadido a entregar o comando do estado para Camarão e congelar o projeto familiar, ou seja, ficar até o último dia do mandato para tentar eleger como sucessor o sobrinho e secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB).

A expectativa é grande, mas a aposta é que não haverá acordo, até porque Camarão permanece com a pré-campanha e tem afirmado que não renuncia em todos os eventos do movimento Diálogos pelo Maranhão. O clima de animosidade entre aliados do ex-governador Flávio Dino e do governador Brandão é muito forte, sem condições de pacificação, tudo indica que Lula terá dois palanques no Maranhão. Não existe boa vontade dos dois lados e não há esperança de reunificação sem que Brandão abra mão de manter a candidatura do sobrinho.

Esse encontro, se acontecer mesmo, não deve chagar a acordo nenhum.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz