São Luís está em clima de festa, o maior São João do mundo tomou contas dos terreiros, as brincadeiras transbordam alegria animando as noitadas na cidade patrimônio cultural da humanidade. Paralelo os festejos juninos os bastidores da política fervilham, a movimentação é grande, dirigentes partidários montam estratégias para a sucessão municipal na capital e nos demais 216 municípios maranhenses.
Pré-candidato declarado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PCdoB) ainda não tem o apoio oficial do partido, mas estaria sendo incentivado pelo Palácio dos Leões a viabilizar a candidatura ainda que seja por outra legenda, caso não obtenha o aval de direção partidária, mas é fato que o vereador, incentivador das nossas manifestações culturais, se movimenta para garantir sua participação no pleito.
A cúpula dirigente do PSB já no primeiro encontro para tratar sobre o assunto deixou claro que vai buscar aliança com os partidos aliados do governador Carlos Brandão (PSB) e do senador licenciado e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; conta com dois pré-candidatos disputando internamente a preferência de representar a legenda: o deputado federal Duarte Junior e o deputado estadual Carlos Lula.
Os socialistas também montam estratégias para as disputas no interior do Maranhão com o objetivo de ampliar sua base visando as eleições de 2026 quando estará em jogo a sucessão estadual e a formação de bancadas federal e estadual e duas cadeiras no Senado
O PL vai aproveitar os festejos para avaliações, mas segundo informou o manda chuva do partido, deputado federal Josimar de Maranhãozinho, o foco será a reeleição dos quarenta e um prefeitos, se possível ampliar a base. Quanto a sucessão na capital, principal colégio eleitoral, Maranhãozinho adiantou em recente entrevista à TV Mirante que caberá às deputadas Detinha e Fabiana e o vereador Aldir Junior escolher o lado que seja melhor para a capital.
“Nós temos 41 prefeitos e nosso objetivo é manter. A parir deste mês de julho nós vamos começar a focar (na eleição). São Luís nós termos o vereador Aldir Junior que está fazendo a filiação de pretensos candidatos a vereador, junto com nossa deputada federal Detinha. São Luís está entregue a nossa deputada federal Detinha, a deputada estadual Fabiana e ao vereador Aldir Junior, mas eu creio que mediante a formação desse partido, nós vamos ter as condições de escolher um lado que seja melhor para a nossa capital”, observou Josimar.
Candidato à reeleição, o prefeito Eduardo Braide (PSD) tem explorado o máximo os festejos para buscar maior visibilidade juntos aos setor cultural, mas sem descuidar do lado político. Busca aproximação com o MDB e já teve até declaração de apoio do futuro presidente do diretório municipal, deputado federal Cleber Verde, porém, a cúpula emedebista tem declarado que estará no palanque em que esteja o governador Carlos Brandão, ou seja, a promessa de Verde pode não se concretizar se Brandão fizer opção por outro nome do grupo mais ligado ao seu governo.
Enquanto os tambores rufam na ilha, os bastidores da política esquentam. Ano pré-eleitoral exige muita articulação na composição de grupos. É natural do jogo democrático, salutar por sinal, mas o processo ainda está em sua fase embrionária; por enquanto as principais lideranças do estado apenas observam a movimentação.
0 Comentários