O deputado Hemetério Weba denunciou, nesta manhã de terça-feira (03), no plenário da Assembleia Legislativa, um caso de negligência médica no município de Nova Olinda do Maranhão. Segundo relatou o parlamentar, uma senhora carente em trabalho de parto procurou o hospital do município e o médico informou que não iria atender porque está com o salário atrasado.
Ao tomar conhecimento do fato, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, que é médico, condenou a postura do profissional que se recusou atender a parturiente e anunciou que entraria em contato com o Conselho Regional de Medicina para esclarecer o assunto que acabou provocando a morte recém nascido.
Hemetério, durante seu pronunciamento, denunciou ainda a situação de caos, que segundo ele, reina em Nova Olinda, onde servidores do município estão entregando os cargos porque estão a cinco meses sem receber salário e sem previsão de quando vão ter acesso aos seus vencimentos.
“Ainda não tinha visto diretor de colégio pedir para sair. Mas o mais triste de tudo foi ontem (02.11) quando uma senhora foi ter o seu trabalho de parto no hospital e o médico não atendeu. Primeiro, alegou de não ter os equipamentos necessários; segundo, porque o seu salário estava atrasado”, denunciou.
Hemetério solicitou que a Mesa Diretora da Casa faça um ofício ao Conselho Regional de Medicina do Maranhão pedindo que solicite do médico as razões que o levaram a não atender a senhora em estado de parto, que, por infelicidade, o seu filho depois veio a falecer. A Mesa Diretora atendeu o pedido.
Para o parlamentar, o fato ocorrido em Nova Olinda é uma tristeza acontecer em pleno século XXI, principalmente a falta de sensibilidade do médico com o estado de uma senhora pobre, sem condições de sair da sua cidade para ter o seu filho, porque não recebeu o salário. “O que ela tem com isso? Nada. E o médico tem que ser responsabilizado, porque ele está ali para defender vidas, ele não está ali para dizer para pessoa que precisa de um hospital: “não lhe atendo, porque o prefeito não me paga”, enfatizou.
Segundo Hemetério Weba, o prefeito Delmar Sobrinho alega que não tem dinheiro para pagar o servidor, mas não falta recurso para pagar juros de agiota. “Tem dinheiro para comprar apartamentos, aqui em São Luís, tem dinheiro para comprar carros e gados, mas não tem dinheiro para pagar o servidor que trabalha”, adverte o deputado.
O deputado denuncia ainda que a Prefeitura de Nova Olinda recebeu R$ 3.800.000,00 para conservação das estradas e que o prefeito agora está raspando porque recebeu uma parte na época eleitoral e agora raspando para enganar a Secretaria, a SEDES, para ver se ainda tenta receber os seus recursos.
0 Comentários