Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Cenário político no Maranhão continua o mesmo após encontro de Lula com Brandão

O tão aguardado encontro do presidente Luís Inácio Lula da Silva com o governador Carlos Brandão, semana passada, para tratar sobre situação política no Maranhão, aconteceu, mas nada mudou no cenário político local: Os dois grupo que formaram a aliança vitoriosa nas três últimas eleições continuam em pé de guerra, ninguém confira em ninguém, o clima continua tenso e sem ambiente para pacificação.

Aliados do ex-governador Flávio Dino e do governador Carlos Brandão dão claras demonstrações de indisposição para um diálogo que possa selar a paz na aliança e unir o campo político do presidente Lula no Maranhão. Esperava-se que após a reunião, em Brasília, de Lula com Brandão o cenário político do estado tomasse outra dimensão, mas a julgar pelo silêncio de Brandão e aceleração das campanhas de Orleans Brandão (MDB) e Felipe Camarão (PT), nada avançou.

A tal da “boa conversa com o presidente” dita por Brandão após o encontro e o silêncio em seguida, sem qualquer menção ao conteúdo é sinal de que não houve resultado prático, ou seja, uma proposta que fosse viável para um entendimento. Até porque Felipe Camarão, durante o evento do Diálogos pelo Maranhão, no final de semana, acusou o chefe do Executivo de tentar viabilizar um projeto familiar, numa referência à pré-candidatura do sobrinho secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Os esforços do presidente Lula para pacificar sua base no estado, hoje, quem acompanha o cenário político local não aposta um moeda nesta possibilidade. Brandão apresenta como condição para renunciar que Felipe faça o mesmo, proposta já rejeitada, e não admite entregar o comando do estado para o vice-governador. Camarão continua com sua pré-campanha contando com o aval da direção nacional do PT e cobra o cumprimento de um acordo pelo qual Brandão renunciaria para que ele assumisse e disputasse a reeleição.

O governador se sente inseguro e seus aliados na Assembleia Legislativa tratam de dificultar ainda mais a relação com a oposição, acusando-a de tocar o terror contra o governo, principalmente na questão que envolve a segurança pública. O líder do governo, deputado Neto Evangelista, por exemplo, acusou diretamente os parlamentares da bancada dinista pela onda de boatos que levou escolas, universidades a fecharem suas portas com medo da violência prometida por facções.

O conteúdo da conversa de Lula com Brandão, mantida a sete chaves, se houvesse, de fato, algo que apontasse na aceitação de alguma proposta do governador em torno da sua sucessão, não tenho a menor dúvida que já teria sido vazado. Se é segredo, algo difícil de guardar em política, provavelmente não chegaram a nenhum acordo. Brandão deve ter escutado de Lula apenas a necessidade de todos estarem unidos em torno de sua reeleição, ou seja, múltiplos palanque no Maranhão.

Por mais boa vontade do presidente em reunificar seu campo político, não existe intenção de nenhum dos lados em fumar o cachimbo da paz.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz