Os dados divulgados esta semana pela Secretaria de Segurança Pública sobre a violência, com a redução de 11% dos homicídios nos dez primeiros meses, revelam que o Maranhão começa a deixar no passado estatísticas negativas construídas ao longo de mais de uma década em que Roseana Sarney (PMDB) esteve no poder. Durante os vários mandatos de Roseana, o Maranhão obteve o maior crescimento do país no número de mortes por arma de fogo, um aumento de 331% entre 2002 e 2012, conforme dados do Ministério da Justiça.
A retração de 11% dos homicídios mostra que esse problema está sendo combatido. Já no início do ano, tanto o governador Flávio Dino quanto o secretário de Segurança, Jefferson Portela, haviam anunciado o combate enérgico à violência, incluindo ações para retirar das ruas armas de fogo e armas brancas. Outra ação importante em andamento desde janeiro, foi uma estratégia mais ampla de planejamento das ações policiais, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, com distribuição de efetivo em pontos estratégicos.
Os dados da Secretaria de Segurança mostram que o aumento da violência nos últimos anos teve grande contribuição do governo Roseana, uma vez que se tivesse mobilizado esforços para dar apoio às ações dos policiais, iguais aos realizados desde janeiro, teria dado condições de maior combate ao crime e redução de mortes, inibindo a proliferação da violência.
0 Comentários