O Maranhão deixou a rabeira da transparência e já lidera ranking junto com outras seis unidades da Federação. Nesta sexta-feira (20), a Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou o resultado da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), índice mede o grau de transparência pública quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação, em que o Estado passou do penúltimo para o primeiro lugar.
Nos tempos dos governos do grupo Sarney, o Maranhão era considerado zero em transparência. Na primeira avaliação, feita em maio deste ano, por exemplo, o Estado ocupava a penúltima colocação, mas diante da determinação do Governo em dar transparência à administração, em apenas oito meses passou para o primeiro ao lado de outros seis estados com a nota 10,0. E preciso reconhecer, no entanto, que o salto de qualidade foi fruto do trabalho desenvolvido pelo secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago.
A posição do Maranhão no ranking, além de mostrar o compromisso do Governo do Estado com a transparência, vai servir para calar aqueles que eram acostumados com a escuridão e que insistem em não aceitar o novo momento transparente vivido pelo povo do Maranhão, onde as informações oficiais estão ao alcance de todos, muito diferente dos tempos de Roseana em que eram colocado filtros no Portal da Transparência para que ninguém tomasse conhecimento de pagamentos de convênios suspeitos e outras maracutaias.
0 Comentários