Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Maranhão agora cumpre compromisso com a Saúde, diz prefeito de Teresina

Prefeito de Teresina Firmino Filho

Prefeito de Teresina, Firmino Filho

“O Maranhão tem crescido na oferta de serviços em várias áreas, então aquela chegada de pacientes já não é tão grande como existia no passado”, declarou o prefeito de Teresina, Firmino Filho, sobre a diminuição no número de pacientes do Maranhão que buscam tratamento no principal pronto-socorro do Piauí. A declaração foi dada ao Portal O Dia, da capital piauiense.

Segundo Firmino, atualmente os pacientes do Maranhão representam apenas entre 3% e 5% do total de atendimentos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Há cinco anos, esse número chegava a quase 20%.

A diminuição no número de pacientes maranhenses que precisam se deslocar para outros estados é um reflexo da nova proposta de organização da rede assistencial hospitalar no Maranhão, em assegurar atendimento de qualidade e eficiente nos hospitais macrorregionais do estado.

Em setembro, o Governo do Estado entregou o hospital macrorregional de Pinheiro e nos próximos seis meses serão inaugurados outros seis hospitais regionais, em municípios de Santa Inês, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Chapadinha e Balsas, financiados com recursos do Governo Federal.

Atendimento interestadual

Durante o governo passado, o atendimento a pacientes maranhenses no estado vizinho chegou a ser restringido, já que o Governo do Maranhão deixava de repassar recursos da saúde para a Prefeitura de Teresina como compensação pelos gastos que tem com os pacientes maranhenses.

Hoje, o Governo do Maranhão cumpre com a pactuação entre os dois estados. “Diferente do que aconteceu em 2014, o Maranhão agora repassa recursos para garantir o atendimento aos maranhenses. Essa pactuação vem sendo cumprida”, disse o prefeito de Teresina ao afirmar que existe uma boa vontade do governador Flávio Dino, diferente do que acontecia anteriormente.

Em 2009, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) chegou a impedir pacientes do estado vizinho de realizar consultas e exames na capital piauiense. Na época, o gestor da FMS, o próprio Firmino Filho, justificou a decisão alegando que cidades maranhenses como Timon e o próprio Governo do Estado não quiseram assinar a pactuação.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz