Fórum – Uma nova pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026. No segundo turno, Lula também venceria todos os adversários testados.
Pela primeira vez desde março, o levantamento indica que Lula superaria Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa direta, mesmo o ex-presidente estando inelegível até 2030. O petista aparece com 43% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 e 14 de julho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O levantamento também apontou melhora na popularidade do presidente. A aprovação do governo oscilou positivamente, com a desaprovação caindo de 57% para 53%, e a aprovação subindo de 40% para 43%. A diferença entre os dois indicadores caiu de 17 para 10 pontos percentuais em comparação ao mês anterior.
Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, essa variação pode estar relacionada à reação pública ao tarifaço anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A pesquisa mostra que 72% dos brasileiros consideram que o presidente dos Estados Unidos está errado, e 44% acreditam que Lula e o PT têm adotado a postura mais correta diante da medida — contra 29% que concordam com Bolsonaro e seus aliados.
Outro destaque é a queda no percentual de eleitores que não gostariam de ver Lula se candidatando à reeleição. Esse número caiu de 66% em junho para 58% em julho. No caso de Jair Bolsonaro, os que se opõem a uma nova candidatura sua são 62%, oscilando para baixo dentro da margem de erro.
Na direita, os nomes de Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro se consolidam como principais alternativas a Bolsonaro. Tarcísio aparece com 15% das preferências entre os direitistas, e Michelle com 13%. Entre os que se dizem bolsonaristas, 33% preferem Michelle como candidata, mesma proporção daqueles que preferem Tarcísio entre os eleitores de direita não-bolsonarista.
A Quaest elaborou quatro cenários para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026. Lula lidera em todos.
Cenário 1 – Lula x Bolsonaro:
Cenário 2 – Lula x Michelle Bolsonaro:
Cenário 3 – Lula x Tarcísio de Freitas:
Cenário 4 – Lula x Eduardo Bolsonaro:
Lula x Jair Bolsonaro:
Lula x Tarcísio de Freitas:
Lula x Michelle Bolsonaro:
Lula x Ratinho Jr.:
Lula x Eduardo Leite:
Lula x Eduardo Bolsonaro:
Lula x Romeu Zema:
Lula x Ronaldo Caiado:
0 Comentários