Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Iracema Vale é opção do PT para o Senado na chapa majoritária apoiada por Brandão

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, ainda filiada ao PSB, mas que deve mudar de legenda com a abertura da janela partidária para se filiar a um partido da base do governador Carlos Brandão, é alternativa de uma ala significativa ala do Partido dos Trabalhadores para disputar o Senado.

Iracema, que antes de se filiar ao PSB era militante do PT, legenda pela qual se elegeu prefeita de Urbano Santos e foi obrigada a mudar de partido por conta de problemas internos, está sendo cortejada a fazer o caminho de volta pelas correntes petistas aliadas ao governo de Carlos Brandão, defendem a manutenção da aliança e apoiam a pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB).

O assédio de parte dos dirigentes do PT que reuniram nesta segunda-feira (26) com Carlos Brandão para reafirmar o compromisso de manter a aliança e lutar internamente no partido para consolidar essa tese a Iracema, foi tornado público, o que já era alvo de comentários nos bastidores da política local, pelo deputado estadual Zé Inácio (PT), através de mensagem postada nas redes sociais após o encontro no Palácio dos Leões.

“Nesta segunda-feira, a maioria das forças do PT/MA se reuniu para apresentar nosso projeto para o Senado Federal ao Gov Brandão. Indicamos Iracema Vale, uma liderança capaz de fortalecer o governo Lula no Senado, defensora das diretrizes do PT e estar, como sempre, ao lado do povo”, postou o parlamentar petista integrante da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil).

Iracema começou sua vida pública militando por dez anos no Partido dos Trabalhadores e, caso aceite a oferta, seria um nome de peso numa disputa que já conta dois senadores que buscam renovar o mandato (Weverton Rocha e Eliziane Gama) e um ministro do governo Lula (André Fufuca), que segundo noticiou o portal de notícias Uol, seria uma das preferência do presidente no Estado.

A presidente da Assembleia ainda não se manifestou sobre o convite para retornar ao PT, até porque deve aguardar os desfecho das conversações do governador Carlos Brandão com o presidente Lula, que deve ocorrer, provavelmente em fevereiro, para saber se o PT estará, de fato, no palanque do candidato a governador do MDB, Orleans Brandão. Se depender da vontade do grupo petista que participou na reunião na segunda-feira no Palácio dos Leões, o braço do PT no Maranhão estará no palanque de Orleans. E, caso isso ocorra, o campo estaria livre para Iracema Vale se filiar ao PT e aceitar ser a representante do partido na chapa majoritária como candidata a senadora.

O problema atual é que existem outras teses sendo debatidas internamente e que estão sendo analisadas pela direção nacional, sendo uma de candidatura própria do PT com Felipe Camarão e outra de aliança com o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD). Por prudência, segundo observadores do cenário político local, Iracema deve aguardar a manifestação da direção nacional sobre os rumos do PT para tomar sua decisão. Ela só toparia voltar se o PT se mantiver na base de apoio ao governo e do candidato a governador apoiado por Carlos Brandão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz