Com a extinção do mundo cão que antes existia no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o Bonde dos 40 está vendo sua capacidade de cooptação de presos enfraquecer e por isso mobiliza seus membros a realizarem uma greve de fome, nesta segunda-feira (19), uma vez que a atual segurança do presídio impede que seja debelada uma rebelião.
Sem ter como causar maior tumulto, a única saída para a bandidagem espernear é fazer a greve de fome. Diferente dos anos anteriores, a atual administração do presídio tem lutado para garantir melhorias na unidade prisional jogando por terra queixas que eram recorrentes no passado.
Uma das propostas mais importantes para combater o ambiente de insalubridade do Complexo é a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A solicitação já foi feita à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e serão investidos mais de R$ 5 milhões na obra, além das ações emergenciais adotadas para contornar o problema.
Outro exemplo que demonstra a dignidade com que são tratados os presos é que a mesma comida que é oferecida aos internos é consumida pelos policiais militares que trabalham na unidade. Não foram raras as vezes em que os gestores das unidades comeram a mesma refeição diante dos presos como forma de mostrar a qualidade do alimento.
0 Comentários