Logo Blog
aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz

Governo do Estado intensifica força-tarefa de saúde no sistema prisional

Foto 1 - Governo do Estado intensifica força-tarefa de saúde no sistema prisional do Maranhão (1)Em menos de um mês, a força-tarefa de saúde no sistema prisional do Maranhão já atendeu 522 presos, no Complexo Penitenciário de São Luís. Os primeiros a receber assistência médica foram os internos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. Nesta segunda-feira (18), a equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) iniciou o atendimento na Casa de Detenção (Cadet), onde estima atender mais 700 internos.

As ações de força-tarefa intensificam a política de atenção integral à saúde nas prisões, promovida pelo Governo do Estado. “Na Cadet, a equipe vai permanecer 15 dias. Os atendimentos ali ocorrem de segunda a quinta-feira. A previsão é que, por dia, 40 internos recebam os mais variados atendimentos. Para dar conta da demanda, uma equipe de quatro médicos, enfermeiras e auxiliares de enfermagem estão a postos no intuito de dinamizar a ação”, garantiu o secretário da Sejap, Murilo Andrade de Oliveira.

No momento da consulta médica, o preso tem sua pressão arterial medida e, caso seja constatado algum problema, ele é logo levado à enfermaria. Além disso, o interno tem a oportunidade de apresentar ao médico seus problemas mais urgentes de saúde e, dependendo do caso, recebe o remédio ou encaminhamento para tratamento. “A equipe de profissionais trabalha para que a maior quantidade de detentos seja atendida e o devido tratamento seja efetivado”, disse a supervisora de Saúde, Iolice Ribeiro.

O acesso aos medicamentos é feito mediante receita médica, expedida no ato da consulta, na farmácia do Núcleo de Saúde de Pedrinhas. Em situações mais especificas, a exemplo dos casos de procedimentos cirúrgicos, o interno é levado a algum hospital do Município ou do Estado. “O preso diz a sua queixa e a equipe multidisciplinar de saúde logo se mobiliza para encaminhá-lo aos devidos cuidados. Dessa forma, o Estado garante o atendimento eficaz”, explicou Iolice Ribeiro.

Após terminar os trabalhos na Cadet, a força-tarefa de saúde tem pela frente o atendimento na Central de Custódia de Preso de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas. O objetivo é que todas as unidades da capital e interior recebam a ação de atenção à saúde. A expectativa é superar os números registrados no segundo semestre de 2015, nesse período, o Estado realizou mais de 15 mil atendimentos de saúde destinados aos presos, entre os quais consultas médicas, verificação de pressão arterial e mamografias.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Buscar

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz