O governador Carlos Brandão definiu o nome do secretário de Transparência e Controle Raul Cancian Mochel como interventor que ficará responsável pela gestão no município de Turilândia pelo período determinado pela Justiça, ou seja, 180 dias, podendo ser prorrogado.
A medida foi solicitada pelo Ministério Público diante o escândalo de desvio de dinheiro comandado pelo prefeito Paulo Curió (União Brasil), que continua preso junto com outros integrantes da quadrilha que lesou os cofres públicos em mais de R$ 56 milhões.
Raul Cancian é auditor de carreira do Tribunal de Contas do Estado, tem experiência técnica na área de controle e fiscalização da gestão pública. A escolha segue, inclusive, orientação expressa na decisão do TJMA, que determinou o envio de técnicos do TCE para a realização de uma auditoria minuciosa nas contas do município. Mochel é irmão de Renata Cancian Mochel Brandão, esposa do conselheiro Daniel Brandão, também do TCE.
A expectativa do governo é de que a atuação do interventor assegure a normalização administrativa, a transparência nos gastos públicos e o cumprimento das determinações judiciais durante o período da intervenção.
Raul Cancian Mochel é formado em Direito e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós-graduação em Contabilidade Pública. É auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) desde junho de 2008. Antes disso, atuou como analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), entre abril de 2006 e junho de 2008, e como assessor jurídico da Corregedoria Geral do Estado do Maranhão, de setembro de 2005 a abril de 2006.
0 Comentários