Prestes a ser condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro estaria desesperado com a possibilidade de cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda, unidade prisional de segurança máxima em Brasília.
Segundo relatos de aliados que visitaram Bolsonaro na prisão domiciliar, divulgados pela jornalista Mônica Bergamo, o ex-presidente “está em pânico” e “passa mal” diante do fato de que deve ser enviado para um presídio comum, e não para uma cela especial ou uma unidade militar. Para Bolsonaro, ir para uma cadeia o submeteria a “humilhação”.
A narrativa de que está com a saúde debilitada e que não teria condições de cumprir pena em uma prisão comum, inclusive, já vem sendo utilizada pelo ex-presidente, sua defesa e aliados, indicando que, após a iminente condenação no STF, a estratégia será pleitear a continuidade da prisão domiciliar.
O Complexo Penitenciário da Papuda, no entanto, já preparou um espaço para receber Bolsonaro caso o ex-presidente, de fato, seja condenado. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, definir onde Bolsonaro cumprirá pena.
0 Comentários