O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segundo comentam seus aliados nos bastidores da sucessão estadual, estaria decidido concorrer ao Governo do Estado, mas somente deverá anunciar esta decisão no prazo limite estipulado pela Justiça Eleitoral ou próximo a ele, ou seja, início de abril. Nos gabinetes da prefeitura os comentários, ainda que silenciosos, são de que o chefe do Executivo municipal vai mesmo participar da corrida ao Palácio dos Leões.
Líder em todas as pesquisas divulgadas até agora, os rumores de que o prefeito da capital, maior colégio eleitoral do estado, vai passar o comando do município para a vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD) antes mesmo de completar dois anos do segundo mandato aumentam internamente a medida que o tempo avança e exige tomada de decisões e definições sobre articulações, como as que vem ocorrendo entre as direções nacionais do PT e PSD visando possível aliança no Maranhão.
Até o final do ano passado, Eduardo Braide se manteve no mais absoluto silêncio, evitando fazer qualquer comentário sobre o cenário político para 2026 e emitir qualquer sinal de que estaria inclinado a ser candidato a governador, mas a forma como tem usado nas redes sociais, dá a impressão de que, de fato, está se preparando para disputar a cadeira ocupada hoje pelo governador Carlos Brandão (sem partido).
“Esse é o momento dele (Braide)”, disse ao blog um ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ligado umbilicalmente ao prefeito de São Luís. Para esta fonte, profundo conhecedor da política maranhense, Eduardo Braide será candidato a governador do Maranhão, apenas aguarda o momento certo para anunciar. Segundo a fonte, Braide estaria recebendo manifestações de apoio das mais diversas regiões do Estado.
Como no Brasil, principalmente em ano eleitoral, tudo somente clarear após os festejos de Momo, é provável que o prefeito esteja esperando apenas o rumo que irá tomar o governador para saber o cenário real que terá que enfrentar. Carlos Brandão, deve reunir os presidente de partidos que apoiam seu governo para apresentar oficialmente o secretários de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB) como seu candidato a governador, provavelmente, após o Carnaval.
Na reunião com dirigentes de departidos, Brandão, além de apresentar Orleans oficialmente como candidato a governador, deverá anunciar se ficará até o final do mandato, abrindo mão de disputar o Senado. Como existem dois cenários possíveis: com Brandão permanecendo no cargo e sem ele no comando do Estado, é provável que o prefeito esteja esperando essa definição antes de botar o bloco na rua.
Tudo indica que somente teremos um cenário definitivo sobre a sucessão após a folia carnavalesca, que diga-se de passagem tá tomando conta da cidade nos finais de semana.
0 Comentários