Decidido a permanecer no governo até o último dia do seu mandato, o governador Carlos Brandão (sem partido) reuniu na noite desta terça-feira (27), no Palácio dos Leões, presidentes e lideranças de doze partidos para reafirmar compromisso com a pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB).
Todos os presentes, dentre as quais a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), o senador Weverton Rocha (PDT), o ministro do Esporte André Fufuca (PP) e o deputado Pedro Lucas (União Brasil), declararam apoio a Orleans, sobrinho do governador, que consolida desta forma sua participação no pleito de outubro próximo.
Entre as siglas que aderiram ao projeto político do governador, os destaques são para Progressistas, MDB, PSDB, União Brasil, PV, Podemos, PRD, PDT, PRTB, entre outras. Existe a possibilidade do candidato Orleans contar com o reforço do PT. Na segunda-feira (26) parte dos dirigentes petistas reuniram com o governador e manifestaram desejo de manter a aliança.
Após o encontro, o governador foi às redes sociais: “Recebi hoje presidentes e representantes de 12 partidos da nossa base aliada. Foi um encontro marcado pelo diálogo, em que me apresentaram o nome de Orleans Brandão como pré-candidato ao governo. Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula”, afirmou.
Brandão deve reunir com o presidente Lula, provavelmente após o Carnaval, para tratar sobre a eleição e comunicar que sua base aliada decidiu pela candidatura de Orleans e que ele abrirá mão de disputar uma cadeira no Senado, como era o desejo do líder petista.
Como o governador falou aos dirigentes do PT que não pretende renunciar e já falou a imprensa nacional que não pretende passar o comando do estado para adversário, a esperança do vice-governador assumir para disputar a reeleição está fora de cogitação. A participação de Felipe Camarão (PT), portanto, vai depender da decisão de direção nacional, com o aval de Lula, se embarca no projeto Orleans ou vai para o pleito com candidatura própria.
0 Comentários